fbpx
ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

O esporte como ferramenta para a paz e o desenvolvimento

Exaltando a importância do Esporte no cenário mundial, realizar-se-á, nos dias 5 e 6 de Junho de 2013, na sede das “Nações Unidas”, em Nova York” (EUA), o “3rd International Forum on Sport for Peace and Development”. Cumpre registrar que este Fórum é um evento realizado a cada dois anos e tem por objetivo analisar e discutir, detalhadamente, os sucessos e desafios no que tange à utilização do Esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento humano e para a promoção da paz, assim como de que forma podem ser orquestradas futuras ações conjuntas neste sentido.

Organizado conjuntamente pelo “Comitê Olímpico Internacional” (COI) e pelo “Escritório das Nações Unidas sobre Esporte para o Desenvolvimento e para a Paz (United Nations Office on Sport for Development and Peace – UNOSDP), e patrocinado pelo “Comitê Olímpico dos EUA (United States Olympic Committee – USOC), cinco serão os principais temas abordados nesta edição do Fórum, a saber: Integrar e Incluir o Esporte no Desenvolvimento e na Promoção da Paz; A Cultura da Paz via Esporte; Esporte e Integração Social; Esporte e Legados do Desenvolvimento Social; e O Esporte Gerando Parcerias e Contatos.

De forma resumida, na questão de “Integrar e Incluir o Esporte no Desenvolvimento e na Promoção da Paz”, a visão da “Organização das Nações Unidas” (ONU) é que o impacto posterior do esporte e da atividade física nos indivíduos, na sociedade e no desenvolvimento se mostra notório, o que faz com que o Esporte seja inserido nas estratégias de desenvolvimento nacionais e Paz, tendo um importante papel na consecução das “Metas de Desenvolvimento do Milênio” patrocinadas pela ONU.

Em “A Cultura da Paz via Esporte”, exemplos de como o esporte e a atividade física podem ajudar na prevenção de conflitos e na construção da paz têm crescido nos últimos anos. Destarte, será enfatizado, por intermédio da exposição de inúmeros exemplos, como a utilização do Esporte pode ajudar a criar ambientes mais seguros e pacíficos. Adicionalmente, “Esporte e Integração Social” se propõe a abordar a capacidade de o Esporte romper barreiras linguísticas e culturais, fazendo deste um instrumento único de conscientização, derrubada de estereótipos e impulsionador da integração.

Esporte e Legados do Desenvolvimento Social” irá tratar dos legados das competições esportivas, tais como crescimento da economia e desenvolvimento da infraestrutura, observando, contudo, que tais legados possuem limitações e um desenvolvimento social não se origina por si próprio nem pelas virtudes e valores do Esporte unicamente, o que faz com a busca por parcerias entre Esporte e Instituições seja essencial, conforme o apregoado pelo conceito de “Parceria Global para o Desenvolvimento”, que é uma das “Metas de Desenvolvimento do Milênio”, assunto este a ser abordado em “O Esporte Gerando Parcerias e Contatos”.

——————————–

ImagemA Importância do Esporte para a ONU” (Fonte):

http://www.un.org/wcm/content/site/sport/comicbook

——————————–

Fontes Consultadas:

Ver:

http://www.olympic.org/ioc-unforum2013

Ver:

http://www.un.org

Enhanced by Zemanta

About author

Mestre em Relações Internacionais pela UERJ, Especialista em História das Relações Internacionais e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política Internacional e Formação Econômica Brasileira. Foi bolsista de FAPERJ por um ano e Bolsista de Vocação para Diplomacia do Instituto Rio Branco (IRBr) por 4 (quatro) anos. Áreas de interesse: Esporte e Relações Internacionais; Diplomacia Futebolística; e Soft Power e Política Externa.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!