fbpx
ÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

O Exército chinês lança a “Gloriosa Missão Online” com o objetivo de “Recuperar” as “Ilhas Diaoyu”

No dia 1o de agosto, o “Exército de Libertação do Povo Chinês” aproveitou a data do seu 86º aniversário para divulgar um “video game” que simula uma operação militar com vista “a reconquista” das “Ilhas Diaoyu” (nome usado pelos chineses, mas para os japoneses as mesmas ilhas chamam-se Senkaku). Os objetivos são: (1) promover o serviço militar entre os jovens; (2) promover o nacionalismo[1]; além de (3) ganhos econômicos[2].

Na concepção da “Gloriosa Missão Online” em três dimensões, o Exército chinês se aliou a uma empresa de jogos de computador e editora, a Giant Interactive Group”. Ressalte-se que, antes, o mesmo jogo só se destinava aos militares como parte da sua formação. Todos os acessórios que os soldados virtuais usam são de fabricação interna, incluindo uma réplica do único porta-aviões da China, o Liaoning[3]. Fala-se que houve uma aderência aceitável por parte dos utilizadores chineses, mas também houve críticas por parte de alguns chineses que entendem que não se pode brincar com um assunto tão sério, como é a questão das “Ilhas Diaoyu[4].     

Com mais de 591 milhões de usuários*, a China é hoje um incontestável líder em termos de população com acesso à conexão virtual, maior parte dela jovem[5]. O desenvolvimento desta forma de tecnologia de comunicação e informação também tem impulsionado a economia do país. Neste momento, a internet conta com cerca de 190 milhões consumidores e, em 2016, o número atingirá 351 milhões[6]. Estima-se que o volume global do comércio eletrônico chinês alcance 296 bilhões de dólares americanos em 2013[7] e, já em 2015, o valor saltará para 444 bilhões[8]. O espaço cibernético chinês também tem sido um palco de muito ativismo cívico e político. Muitas práticas não corretas de governantes e chefes do “Partido Comunista Chinês” são denunciadas e muitas das vezes originam destituição de numerosos oficiais.

O lançamento do “video game” no “Dia do Exército” teve lugar poucos dias depois da visita do “Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros”, Akitaka Saiki, a Pequim com o objetivo de propor um encontro bilateral de alto nível. Porém, a imprensa chinesa desvalorizou a visita porque entende que o governo japonês, liderado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, não é sincero[9].

Isso é consequência do mau relacionamento que a China e o Japão estão passando, principalmente desde setembro de 2012, quando o governo japonês se predispôs a comprar parte das ilhas disputadas de Diaoyu/Senkaku, o que resultou num dos maiores protestos populares nas principais cidades chinesas, quando estabelecimentos econômicos japoneses naquele país foram vandalizados[10].

O retorno do ultra-nacionalista Abe ao poder, em dezembro de 2012, com  suas constantes afirmações polêmicas sobre o passado japonês, com o desejo de alterar a Constituição pacifista do país e fazendo apologia às visitas ao “Templo de Yakusuni” por dignatários japoneses onde repousam corpos de alguns criminosos da “II Guerra Mundial” não ajudam a desanuviar a tensão entre os dois vizinhos gigantes e também têm frequentemente alarmado outros vizinhos, como a “Coreia do Sul” e a “Coreia do Norte” cujas feridas da ocupação japonesa ainda não sararam.

Por exemplo, tanto a China como as Coreias protestaram contra as insinuações doVice-Pimeiro-Ministro” e “Ministro das Finanças”, Taro Aso, que, no dia 29 de julho, afirmou que o Japão devia aprender da experiência nazista para mudar a sua Constituição sem o conhecimento público[11].

São casos como estes que explicam a razão dos respectivos “Chefes de Governo” ainda não terem se encontrado até hoje, pelo menos desde que Abe voltou ao poder, em dezembro de 2012, e Xi Jinping, em fevereiro/março de 2013. 

—————————–

* 44,1% da população total e crê-se que, até ao fim de 2013, estarão ligados ao mundo virtual 52,7%.

—————————–

Imagem (Fonte):

http://www.voanews.com/content/chinese-video-game-lets-players-seize-japancontrolled-islands/1715532.html

—————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://news.xinhuanet.com/english/china/2013-07/31/c_125091583.htm

[2] Ver:

http://www.abs-cbnnews.com/focus/08/01/13/new-chinese-game-lets-players-retake-disputed-islands

[3] Ver:

http://www.taipeitimes.com/News/front/archives/2013/08/02/2003568730

[4] Ver:

http://japandailypress.com/glorious-mission-online-chinese-first-person-shooter-game-allows-players-to-defend-diaoyus-2632971/

[5] Ver:

http://news.xinhuanet.com/english/sci/2013-07/18/c_132551883.htm

[6] Ver:

http://www.planet360media.com/china.html

[7] Ver:

http://www.techinasia.com/china-luxury-ecommerce-market-2013-infographic/

[8] Ver:

http://asia.cnet.com/blogs/a-guide-to-chinas-top-10-e-commerce-sites-62215025.htm

[9] Ver:

http://www.reuters.com/article/2013/07/30/us-china-japan-summit-idUSBRE96T03520130730

[10] Ver:

http://thediplomat.com/china-power/diaoyu-island-assault-pla-designed-video-game-simulates-sino-japanese-conflict/

[11] Ver:

http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-23527300

About author

De Nacionalidade Moçambicana, é mestrando em História do Mundo no Instituto de Estudos Africanos da Universidade Normal de Zhejiang, na China. Graduado em História pela Universidade Eduardo Mondlane em Maputo (2007). Possui experiência na docência de disciplinas de História Geral e da África Austral. Interesses: História de Moçambique, relações China-Moçambique, política externa chinesa no nordeste e sudeste da Ásia, relações China-África, cultura cibernética popular na China. Fala Português, Inglês, Francês e conhecimento razoável de chinês.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!