A fragata norueguesa Helge Ingstad seguia para a base naval de Haakonsvern, localizada na cidade de Bergen, após participar da Trident Juncture 2018, realizada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entre os dias 25 de outubro e 7 de novembro deste ano (2018).  No dia 8 de novembro, colidiu com o navio petroleiro Sola TS, por volta das 4h00 (horário local), deixando a embarcação militar impossibilitada de prosseguir viagem. Apesar do incidente, inexiste informação de danos, gravidade, ou vazamentos de óleo, excetuando-se que oito tripulantes estão hospitalizados por ferimentos leves.

Porto de Bergen

O fato gerou distúrbios, pois, conforme foi disseminado na mídia, o ocorrido poderia ter sido evitado com simplicidade, todavia, as autoridades recolheram dados para buscar compreender o que aconteceu. O prazo de término da investigação marítima é de 1 ano para divulgar um relatório público, e tanto militares como a polícia local trabalham para obterem respostas.

O Diretor do Departamento Marítimo, Dag Liseth, declarou ao jornal Verdens Gang (VG): “Nos primeiros dias antes do fim de semana, entrevistamos todos os envolvidos nesta equipe de ponte em ambas as embarcações, e outros indivíduos. Nós coletamos faixas e registros eletrônicos. Isso nos deu uma base relativamente boa para o que nós trabalhamos neste fim de semana, que foi montar um curso grosseiro de eventos” (Tradução Livre).

Os analistas entendem que é preciso cautela em relação à divulgação de informações, pois a questão ainda está sendo apurada, entretanto, salientam que caberiam respostas mais assertivas à imprensa local por parte dos militares noruegueses, visto que a sociedade precisa saber o necessário para ponderar argumentos e evitar a propagação de possíveis temores.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Fragata Helge Ingstad” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/KNM_Helge_Ingstad.jpg

Imagem 2 Porto de Bergen” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/80/Porto_de_Bergen.jpg/1024px-Porto_de_Bergen.jpg