fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Obama vence, mas a atenção brasileira está na China

Enquanto o mundo assiste aos discursos de vitória do atual presidente dos EUA, Barack Obama, o Brasil e outras potências já atentam para as possíveis mudanças na China. Hoje, dia 8 de novembro, foi iniciado o “18o Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh)”.

 

Este Comitê é o mais importante em todo o país e, no momento, é o mais significativo para o futuro econômico do Brasil, pois, após os sete dias de Congresso, Brasília conhecerá o responsável pelo poder no seu atual maior parceiro econômico. Os futuros líderes chineses são descendentes de grandes nomes da antiga China comunista e seus interesses são importantes para a estabilidade econômica global.

Analistas concordam que Hu Jintao fez um ótimo trabalho ao manter a economia chinesa com crescimento acima dos 7% ao ano e por ter conseguido evitar que a China gerasse algum atrito internacional significativamente forte para transforma-se em conflito direto. Além, disso, dentro dos limites,  manteve uma política de boa-vizinhança com todas as nações. Ressaltando-se ainda que foi em sua gestão que Beijing e Brasília tornaram-se tão próximos.

Para os próximos anos, Xi Jinping e Li Keqiang são os principais nomes para conduzirem a maior potência da Ásia, mas, serão nestes 7 dias de Congresso, que os delegados chineses confirmarão ou não a ascensão ao poder desses nomes, conforme vem sendo disseminado pela mídia internacional.

Indiferente ao que possa ocorrer nestas eleições internas do “Partido Comunista Chinês”, é certo que muito do que já foi celebrado na economia e na diplomacia Brasil-China será mantida, mas ficam as expectativas acerca do quanto elas poderão crescer.

——————————

[1] imagem Emblema Partido Comunista da China” (Fonte – Wikipédia):

http://en.wikipedia.org/wiki/Communist_Party_of_China

[2] Imagem Xi Jinping” (Fonte – wikipédia):

http://en.wikipedia.org/wiki/18th_National_Congress_of_the_Communist_Party_of_China

[3] Imagem Li Keqiang” (Fonte – Wikipédia):

http://en.wikipedia.org/wiki/18th_National_Congress_of_the_Communist_Party_of_China

——————————–

Fontes Consultadas:

Ver:

http://portuguese.cri.cn/561/2012/11/07/1s158081.htm

Ver:

http://portuguese.cri.cn/561/2012/11/08/1s158102.htm

Ver:

http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/11/7/china-inicia-amanha-mudanca-de-comando

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!