EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Oposição kosovar ao Governo protesta contra acordo firmado com a Sérvia

Na quinta-feira, 8 de outubro, membros opositores ao Governo do Kosovo irromperam a última sessão do Parlamento do país, com bombas de fumaça. Os parlamentares são contrários às medidas tomadas pelo Governo sérvio, em um acordo mediado pela União Europeia, que proporciona maiores poderes à minoria sérvia na região. O desejo dos parlamentares opositores consiste na retirada do acordo que, segundo eles, “afeta a integridade territorial kosovar[1]. O líder do partido oposicionista, Vetevendosje, Albin Kurti, capitaneou os protestos: “não permitiremos o retorno da Sérvia ao Kosovo[1], declarou à imprensa, após a sessão.

Anteriormente, no mês de setembro, o primeiroministro kosovar Isa Mustafa teve seu discurso interrompido no mesmo Parlamento, enquanto os membros opositores o alvejavam com ovos. Da mesma forma, a oposição do país – que declarou sua independência em 2008 – se demonstra contrária à adoção do Acordo. Em suma, o tratado com Belgrado libera fundos, oriundos da capital sérvia, para minorias de sua etnia em território kosovar, além de lhes proporcionar maior acesso à educação com tais verbas[2].

A Associação de Municipalidades Sérvias – a entidade fomentada com estas verbas – salientou que o PrimeiroMinistro não terá poderes executivos. Seus antagonistas alegam que isto acarretará em uma maior segregação étnica entre os sérvios e kosovares (albaneses), dividindo o país novamente. A Organização para Segurança e Desenvolvimento da Europa (OSCDE), por meio de seu líder, JeanClaude Schlumberger, definiu os atos ocorridos nas últimas semanas como “inaceitáveis e prejudiciais à democracia[3].

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://www.aljazeera.com/mritems/imagecache/mbdxxlarge/mritems/Images/2015/10/8/48ba761ef5a947f29d91143e16c04af0_18.jpg

———————————————————————————————-

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.balkaninsight.com/en/article/opposition-teargases-kosovo-parliament-10-08-2015

[2] Ver:

http://www.reuters.com/article/2015/09/22/us-kosovo-primeminister-eggs-idUSKCN0RM18220150922

[3] Ver:

http://abcnews.go.com/International/wireStory/kosovo-political-opposition-disrupts-parliament-works-34335045

About author

Mestrando em Ciências Sociais pela PUC-RS. Bacharel em Relações Internacionais (2014), pelo Centro Universitário Univates de Lajeado - RS, realizou estudos em Segurança Internacional na Högskolan i Halmstad em Halmstad, Suécia (2013). Áreas de interesse em pesquisa são em Política Internacional, Segurança Internacional, Península Balcânica e etnias nas Relações Internacionais.'
Related posts
ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataques a capacetes azuis no Mali

ECONOMIA INTERNACIONALEURÁSIANOTAS ANALÍTICAS

Rússia apresenta reservas financeiras maiores que saldos devedores

ÁSIAEURÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Rússia compete com China por influência no Sudeste Asiático

AGÊNCIAS DE COOPERAÇÃOCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

ONU HABITAT estimula a gestão dos resíduos nas cidades

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by