EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

OTAN anuncia ‘pausa’ do seu processo de alargamento

De acordo com o portal de mídia europeu EUobserver, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estariaengavetando[1] processos de adesão de novos Estados-membros que deveriam ser anunciados no próxima cúpula da Instituição[2], que ocorrerá entre os dias 4 e 5 de setembro (2014) no País de Gales.

Numa atitude parecida com a tomada, ao menos em discurso, pelo recém-eleito Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker[3], que afirmou a necessidade da União Europeia (UE) pausar seu processo de alargamento em prol de uma maior estabilização política à União, a OTAN parece sofrer da mesma “fadiga” causada pela sua expansão para o leste da Europa.

Países como a Bósnia, Macedônia, Geórgia e Montenegro são apontados, pelo portal de mídia, como os principais países que se sentirão “frustrados” com esta decisão. Fora prometido à Geórgia, por exemplo, a adesão à OTAN na cúpula que ocorrera em 2008. Desde então o país vem se adaptando aos requisitos impostos pela organização, necessários para a sua adesão.

A explicação para o ocorrido, ainda de acordo com a reportagem, fora as consequências geradas após uma tentativa de aproximação da União Europeia, em maior medida, e da própria OTAN, à Ucrânia, despertando um descontentamento por parte da cúpula política de Moscou. Assim, na tentativa de apaziguar as recentes tensões entre a Rússia e oOcidente”, UE e OTAN optaram por congelar seus processos de alargamento[1].

—————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7e/NATO-2002-Summit.jpg

—————————————————————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://euobserver.com/opinion/124987

[2] Ver:

http://www.nato.int/cps/en/natolive/110343.htm

[3] Ver:

https://ceiri.news/juncker-e-o-novo-presidente-da-comissao-europeia/

About author

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.
Related posts
AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Evo Morales e Rafael Correa fora das eleições na Bolívia e no Equador

NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Repressão à greve de professores aumenta preocupação com repressão na Jordânia

ÁSIACOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

China promete fornecer mais tropas para as operações de paz das Nações Unidas

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Colômbia inaugura maior túnel latino-americano

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!