fbpx
AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Paraguai acusa Brasil de invasão de território em operação militar

No dia 31 de julho, o Ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, convidou o Embaixador Brasileiro em Assunção, José Felício, para falar a respeito de uma invasão territorial militar brasileira em território paraguaio[1].

De acordo com o Governo paraguaio, o incidente teria começado com um tiroteio entre as Forças Armadas Brasileiras, supostos contrabandistas que tentavam atravessar a fronteira e militares paraguaios em um rio na cidade de Salto del Guairá, que faz fronteira com o Brasil. Segundo informado, os militares brasileiros teriam agido em território paraguaio[2].

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou[2], no sábado, dia 1º de agosto, o recebimento de nota diplomática enviada pelo Governo paraguaio sobre o ocorrido. O Itamaraty informou[2] que responderá ao Documento hoje, dia 3 de agosto, e deverá propor trabalho coordenado entre os dois países na região. O incidente é derivado da Operação Ágata[3], lançada pelo Governo Federal do Brasil, que visa combater o tráfico ilegal de drogas e o contrabando de produtos.

————————————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://www.correiodoestado.com.br/brasilmundo/brasil-nega-invasao-ao-paraguai-na-fronteira-com-ms-durante/253982/

————————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://noticias.r7.com/internacional/apos-troca-de-tiros-na-fronteira-paraguai-acusa-brasil-de-violacao-territorial-01082015

[2] Ver:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-08/governo-paraguaio-acusa-brasil-de-invasao-de-territorio-em-operacao

[3] Ver:

http://www.eb.mil.br/web/agata/a-operacao

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!