fbpx
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Parceria Econômica Regional Abrangente na Ásia tem nova rodada de negociações

Entre os dias 1o e 5 de dezembro ocorrerá na cidade de Grande Noida, na Índia, a sexta rodada de negociações para o Acordo Regional de Livre Comércio envolvendo 16 países asiáticos, intutalada: Parceria Econômica Regional Abrangente.

Atualmente, além dos 10 países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Coreia do Sul, China, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia participam das negociações[1].

O principal objetivo desta rodada é atingir um Acordo sobre a liberalização de serviços, produtos e investimentos. Além disso, a rodada tem como meta o entendimento das partes no que diz respeito a oportunidades para pequenas e médias empresas, comércio eletrônico e compras governamentais[2].

As negociações para Parceria Econômica Regional Abrangente tiveram início em novembro de 2012. Uma vez assinado e ratificado pelos membros, este acordo regional de livre comércio será o maior bloco regional no mundo, pois os 16 países são responsáveis por mais de 30% do Produto Interno Bruto Mundial e 45% da população mundial[3].

Além das negociações para a Parceria Econômica Regional Abrangente, os países da região têm diversas negociações para selar Acordos de Livre Comércio em andamento. É o que ocorre entre China, Coreia do Sul e Japão para um acordo trilateral e China e Coreia do Sul, que visam também um acordo bilateral. Situação semelhante ocorre com Nova Zelândia, Austrália, Japão e países da ASEAN que atualmente negociam para a Parceria Trans-Pacífico[4], além dos países do Sudeste Asiático, que se preparam para dar mais um passo no processo de integração regional com a Comunidade ASEAN que terá início em 2015.

—————————————————————————

ImagemRepresentantes de 16 países se apresentam em reunião para Parceria Econômica Regional Abrangente durante a 5a. Rodada de Negociações que ocorreu em Cingapura, em junho 2014” (FonteDepartamento de Negociações Comerciais da Tailândia):

http://www.dtn.go.th/filesupload/5th_RCEP_TNC_Photos_1.jpg

—————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.mfat.govt.nz/Trade-and-Economic-Relations/2-Trade-Relationships-and-Agreements/RCEP/

[1] Ver:

http://www.koreaherald.com/view.php?ud=20141130000098

[3] Ver:

http://www.koreaherald.com/view.php?ud=20141130000098

[4] Ver:

http://www.outlookindia.com/news/article/Farmers-Body-Demand-Halt-of-Economic-Partnership-Talks/870111

About author

Graduada em Relações Internacionais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, realizou intercâmbio na Universidade de Lodz e especialização em Administração na EAESP-FGV. Ampla experiência na área internacional obtida em consultoria estratégica, organização multilateral, entidade de classe, agência governamental e de notícias, sempre com foco na expansão de operações internacionais e de PMEs. No momento, atua em projetos de internacionalização e articulação institucional e prepara-se para iniciar Mestrado em Políticas Públicas.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!