O Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, em vigor desde 1975, pode ser cancelado por Berlim, em 2015. O Partido Verde entrou com uma moção no Bundestag[1] (Câmara Baixa do Parlamento Alemão) pedindo o fim da cooperação bilateral no setor, alegando o Acordo que não condiz com a atual política para o setor na Alemanha, que está banindo aos poucos a energia atômica.
O Acordo entre os dois países foi assinado em 1975[2], com vigência inicial de 15 anos, podendo ser prorrogado automaticamente por períodos de cinco anos, caso nenhuma das partes manifestasse interesse em cancelá-lo. Até o momento, já foi estendido cinco vezes.
Para ser anulado, um dos países precisa manifestar o desejo de cancelamento um ano antes do fim da vigência. Se até 18 de novembro deste ano nenhum país manifestar oficialmente o desejo do fim do contrato, em novembro de 2015 ele será automaticamente renovado por mais cinco anos, por isso, o Partido Verde entrou com o pedido agora[1]. A moção será debatida e votada no próximo dia 6 de novembro e, para sua aprovação, a maioria dos deputados presentes no dia da votação precisa posicionar-se a favor do cancelamento.
—————————————————————————
Imagem (Fonte):
Wikipedia
—————————————————————————
Fontes Consultadas:
[1] Ver:
[2] Ver:
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/AcordoNuclear