fbpx
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

“Partido Verde Europeu” inicia primarias inéditas para escolher seus candidatos

O “Partido Verde Europeu” iniciou um inédito sistema de eleições primárias* pan-europeias para escolher quais serão as suas duas personalidades que participarão ativamente como líderes nas campanhas eleitorais para as próximas eleições do Parlamento Europeu” e também qual será o candidato designado para concorrer ao cargo de Presidente da Comissão Europeia”. O processo de eleições primarias do Partido Verde adotará da seguinte procedimento.

Desde o último dia 4 de setembro até o dia 20 de outubro, as 33 delegações do Partido de cada país ou região da “União Europeia” deverá nomear um representante que possa refletir os ideais do partido[1]

A partir do dia 21 de outubro até 7 de novembro, cada Partido Verde nacional deverá declarar apoio a um outro candidato que não seja o seu, os representantes devem receber no mínimo o apoio de 4 e no máximo de 8 Partidos Verdes de diferentes países[2].  Esses indicados que receberem os apoios exigidos serão então levados em consideração para as primarias oficiais do Partido Verde Europeu”, que ocorrerá em Bruxelas nos dias 8, 9 e 10 de Novembro de 2013[3].

Entre novembro e janeiro, qualquer cidadão europeu maior de 16 anos que compartilha dos mesmos valores que o Partido poderá participar de uma votação online para escolher as duas figuras públicas que irão viajar pelos países da UE apoiando os demais candidatos para as eleições do Parlamento Europeu[3]. Após as eleições, a ocorrer em maio de 2014, será então designado o candidato que concorrerá ao posto de Presidente da Comissão Europeia”.

A principal justificativa do “Partido Verde Europeu para realizar tais primarias é tentar envolver os cidadãos da Europa da maneira mais direta possível no processo de escolha dos líderes da “União Europeia”. O objetivo é reaproximar o cidadão, visto que este vem perdendo interesse já que, desde as primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu”, em 1979, o número de votantes vem diminuindo a cada nova eleição.

————————

* Sistema de eleição interna de um partido onde normalmente são escolhidos pelos próprios militantes os candidatos que irão concorrer em um futura eleição. É muito comum nos Estados Unidos, onde cada partido vota para escolher os seus representantes para a eleição presidencial.

————————

Imagem Logo do Partido Verde Europeu” (Fonte):
https://si0.twimg.com/profile_images/1675091134/110224_Button.jpg

————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://europeangreens.eu/news/green-european-party-leaders-move-elections-campaign-forward-call-candidates
[2] Ver:

http://www.euractiv.com/eu-elections-2014/european-green-party-kicks-open-news-530251
[3] Ver:

http://europeangreens.eu/news/call-candidates-green-primary

About author

Mestre em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Louvain e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Estagiou durante um ano na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia onde atuou na área de promoção do Comércio Exterior do Estado do Pará e, ao mesmo tempo, trabalhou como voluntario no GADE, grupo interessado em promover o voluntariado no Estado do Pará. Sempre interessado por integração europeia, realizou pesquisas envolvendo temáticas sobre a Política Agrícola Comum Europeia e sua relação com o livre-comércio e também sobre a evolução do Mercado Único e do setor de serviços da União Europeia. Morou seis meses em Varsóvia onde foi estudante Erasmus na Warsaw School of Economics.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!