AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Peru se prepara para assumir presidência da “Comunidade Andina”.

Além da secretaria pro tempore da “União de Nações Sul-Americanas” (Unasul) o Peru irá assumir também a presidência daComunidade Andina de Nações” (CAN), * na próxima semana[1].

Entre as ações imediatas previstas da nova secretaria peruana do Bloco está a implementação do “Centro Binacional de Atenção à Fronteira” (Cebaf) na área binacional de “Desaguadero” entre esse país e a Bolívia. O projeto, a cargo do “Ministério de Relações Exteriores do Peru”** e previsto no âmbito da “Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana” (IIRSA)[2], já possui suas obras em fase de pré-execução. Pretende-se através do Centro promover o maior controle do trânsito de mercadorias, pessoas e veículos entre os dois países.

Em 4 de agosto de 2013, Fernando Rojas, vice-chanceler peruano, declarou à “Agência Andina”, que é de grande importância que seu país participe do Bloco, uma vez que “a CAN tem mecanismos centrados em áreas sociais, de saúde, cooperação e informação, assim como uma vertente educativa[3], sabidas de extrema importância ao desenvolvimento dos países latino-americanos. Dentre as instituições voltadas para a promoção dessas áreas na região estão o “Tribunal Andino de Justiça”, o “Parlamento Andino” e a “Corporação Andina de Fomento”***.

O Peru assume esse papel em um momento muito delicado para a primeira área de integração comercial na região latino-americana. Isto porque sua legitimidade foi colocada em dúvida em função de muitos de seus membros serem participantes de outros Blocos econômicos, a exemplo da Bolívia e do Equador, cujos interesses e compromissos assumidos com grupos como o “Mercado Comum do Sul” (MERCOSUL), poderiam impedir o desenvolvimento de alternativas integracionistas da própria CAN[4].

Entre os desafios que o país irá enfrentar estão a superação de outros obstáculos de ordem econômica, assim como o aprofundamento das diferentes visões ideológicas dos países participantes sobre o Bloco.  

——————-

* A rotação da presidência da CAN ocorre a cada ano e atualmente essa responsabilidade recai sobre o Equador.

** Além desses, o “Banco Interamericano de Desenvolvimento” (BID) também participa financiando a construção do Centro.

*** Tais instituições fazem parte do chamado “Sistema de Andino de Integração” (SAI).

——————-

Imagem Bandeira da CAN” (Fonte):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_the_Andean_Community_of_Nations.svg

——————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.andina.com.pe/Espanol/noticia-peru-asume-proxima-semana-presidencia-pro-tempore-de-comunidad-andina-469042.aspx#.UgA2x5I3uvE

[2] Ver:

http://www.iirsa.org/proyectos/detalle_proyecto.aspx?h=92&x=9&idioma=ES

[3] Ver:

http://www.rpp.com.pe/2013-08-04-peru-asume-la-proxima-semana-presidencia-protempore-de-comunidad-andina-noticia_619157.html

[4] Ver:

http://www.portafolio.co/opinion/coyunturafortalecimiento-institucional-mayor-integracio

Enhanced by Zemanta

About author

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política. É assistente de pesquisa do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-IESP/UERJ) e Desenvolve atividade de pesquisa no Grupo de Estudos Interdisciplinar de Fronteiras (GEIFRON), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!