EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Pesquisa de Opinião revela percepção russa sobre seu Presidente

Na última sexta-feira, dia 27, o Centro Levada[1], organização não-governamental de pesquisa sociológica, publicou seu último relatório sobre a percepção dos cidadãos russos a respeito das ações realizadas pelo presidente Vladimir Putin nos últimos anos. E o resultado foi benéfico ao mandatário russo.

De acordo com a pesquisa, 85% dos entrevistados aprovam a Presidência de Vladimir Putin[1]. Num sistema de perguntas não excludente, onde o entrevistado pode selecionar mais de uma resposta para a pergunta, 49% dos pesquisados disseram que a grande conquista de Putin foi a de recolocar o país no status de grande potência mundial. Além disso, a estabilização do norte do Cáucaso (34%), a contenção de movimentos separatistas e a consequente saída do país de um eventual colapso (33%), bem como o aumento dos salários, pensões e benefícios (29%) e seu sucesso em lidar com as graves consequências da crise econômica de 2008 (29%) foram mencionados pelos eleitores como outras grandes conquistas realizadas pelo mandatário russo[2].

Entre as qualidades do Presidente, 41% dos entrevistados apontaram para sua força de vontade, energia e determinação como as melhores características do Chefe de Estado. Ademais, foram citadas como outras qualidades: sua experiência (40%), sua habilidade de liderança (25%), seu ímpeto por defender os interesses do Estado (23%), sua liderança visionária (23%) e sua capacidade de garantir a estabilidade do país (17%). A pesquisa ouviu 1.600 pessoas, em 134 regiões da Federação Russa, em março deste ano (2015). A margem de erro é de 3,4%, tanto para mais, como para menos.

————————————————————————————

Imagem (Fonte):

http://therealrevo.com/blog/wp-content/uploads/2009/09/wink-putin-505×325.jpg

————————————————————————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.levada.ru/eng/

[2] Ver:

http://sputniknews.com/politics/20150327/1020115696.html

About author

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (Usp); Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP). Colaborador do Núcleo de Análise da Conjuntura Internacional (NACI) e do Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (Polithicult). Experiência profissional como consultor de negócios internacionais. Atua nas áreas de Política Internacional, Integração Europeia, Negócios Internacionais e Segurança Internacional. No CEIRI NEWSPAPER é o Coordenador do Grupo Europa.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

China lança plano de transformar Shenzhen em “motor central” de reforma

AGÊNCIAS DE COOPERAÇÃOCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Impacto da COVID-19 na educação é tema de Relatório das Nações Unidas

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataque jihadista a civis deixa 25 mortos em Burkina Faso

ANÁLISES DE CONJUNTURANOTAS ANALÍTICAS

COMUNICADO CEIRI NEWS DE 12 DE OUTUBRO

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!