fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Anunciado Acordo Militar entre EUA e Rússia

Rússia e EUA estão anunciando um acordo militar que prevê cooperação entre os dois países e nele está inserida a assinatura de um novo tratado de desarmamento nuclear, com perspectivas mais amplas que as esperadas pelos russos.

Ao longo das negociações foram observados os problemas que se relacionam com o Oriente Médio, Afeganistão, Paquistão, Geórgia, ou seja, os problemas atinentes aos países e regiões que circundam o território russo e são focos da “projeção de poder” norte-americana, afetando os interesses da Rússia. 

 

Recentemente, os russos advertiram aos EUA e alertaram indiretamente à União Européia questionando os avanços da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em direção aos países do leste europeu, cooptando-os e, por isso, colocando em risco a segurança do seu território.

O ponto mais crítico dizia respeito às considerações acerca do escudo antimísseis norte americano que estabeleceria uma terceira zona (uma base) na Polônia e na República Tcheca. A comemoração russa se dá no fato de o governo dos EUA aceitarem tratar diretamente dessa questão e, ao que tudo indica, os russo terão atendidos ao menos parte significativa de suas reivindicações. 

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!