O governo chinês anunciou na semana passada, dia 22 de setembro, o donativo de 7,5 milhões de dólares para que os executivos chineses e cabo-verdianos invistam em diversificados setores a serem definidos em reuniões posteriores.
Zhai Jun, assistente de Negócios chinês, assinou o acordo junto com o secretário de Estado de Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Jorge Borges. Este pacote financeiro foi o maior acordo em nível governamental assinado pelos dois países.
A China tem uma série de projetos socioeconômicos no arquipélago de Cabo Verde, destacando a criação de áreas sociais de combate a pobreza; maternidades, centro de consultas e enfermaria do Hospital Agostinho Neto e escolas rurais.
A intenção de Zhai Jun é de que as autoridades cabo-verdianas impulsionem as empresas dos dois países a estudar novas formas de cooperação, destacando as áreas da pesca, infra-estrutura e telecomunicações.
Esse pacote cedido pelo governo chinês é importante para o avanço da cooperação empresarial de ambos os países e também para fortalecer ainda mais as relações diplomáticas entre os dois governos.