O leste asiático está submerso na tensão que vive a península coreana, a qual pode entrar em conflito. Intensificando o panorama, em meio aos exercícios militares conjuntos de norte-americanos e sul-coreanos, a China está mobilizando mais de 12 mil soldados para cinco dias de exercícios militares.
As manobras, denominadas “Vanguarda 2010”, unirão Exércitos de duas províncias diferentes, Shandong e Henan. O “Comando Militar de Jinan do Exército de Libertação Popular” informou que a “Força Aérea” contribuirá com suas aeronaves e helicópteros durante os movimentos, mas não informou qual será a proporção da contribuição.
A região onde serão realizados os exercícios é próxima do “Mar Amarelo”. Alguns especialistas da região entendem as atividades como uma “resposta” aos movimentos feitos pelos sul-coreanos com a participação dos Estados Unidos no “Mar do Japão”, porém não há informações oficiais quanto a esta especulação. Segundo o Comando chinês, anualmente são realizados treinamentos com a participação de exércitos de províncias diferentes da China.