fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Estados Unidos e Japão reforçando as relações diplomáticas.

Após assumir como primeiro ministro do Japão, Yukio Hatoyama, em seu primeiro encontro, no dia 23 de setembro, com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, debateu o futuro das relações nipo-americanas.

 

Antes da reunião entre os dois lideres, havia preocupação americana acerca das relações entre os dois Estados, devido à campanha de Hatoyama, visando maior aproximação com os países asiáticos e com a China. Para o novo governo japonês, a parceria com os EUA deve ser mais igualitária, quando se tratar de políticas e cooperações em comum.

Durante o encontro, a preocupação norte-americana foi da posição japonesa a respeito das tropas estadunidenses no Afeganistão, pois, se o Japão encerrar sua missão de reabastecimento das tropas comandadas pelos EUA, o governo norte-americano poderá sofrer maior pressão política e econômica sobre esta questão.

Com a recém-estabelecida relação de confiança entre os dois dirigentes, os Estados Unidos pretendem coordenar políticas, juntamente com o governo japonês, para fortalecer a aliança bilateral e também manter a promessa de realinhamento das bases americanas no Japão, acordo este que havia sido afirmado no governo anterior, antes da posse de Hatoyama.

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!