Um funcionário do governo russo declarou que o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, pedirá ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que retome as negociações com as grandes potencias ocidentais sobre o “Programa Nuclear do Irã”. Segundo divulgado na imprensa internacional, a solicitação ocorrerá no encontro de “Cúpula dos Países da Região do Mar Cáspio”, que ocorre hoje, quinta-feira, dia 18 de novembro.
De acordo com analistas, a solicitação faz parte da estratégia de Medvedev de restaurar a confiança de Teerã, e manter a Rússia com o papel mediadora dos diálogos entre países da região e o Ocidente.
Os russos sabem os riscos de terem os iranianos como antagonistas, pois têm consciência do papel de ponte entre Ásia e Europa, além da importância como articuladores do sistema internacional contemporâneo.
Dentro da mesma estratégia está a resolução das diferenças com a “Organização do Tratado do Atlântico Norte” (OTAN), cujo processo começará a ser trabalhado dentro em breve, nas reuniões que ocorrerão dias 19 e 20 em Lisboa.