fbpx
POLÍTICA INTERNACIONAL

Yukio Hatoyama assume como Primeiro Ministro do Japão e é felicitado pelo governo chinês.

Yukio Hatoyama, líder do Partido Democrata do Japão, foi eleito ontem, dia 16 de setembro, como o nonagésimo terceiro premiê do país. Hatoyama, de 62 anos, tomou posse depois de eleito por 327 dos 480 deputados japoneses, vencendo Masatoshi Wakabayashi, do Partido Liberal Democrático, que recebeu 119 votos.

Antes de prestar juramento ao Imperador, ele havia anunciado os membros da composição de seu governo, contando com Naoto Kan, no Gabinete de Estratégia do Estado, e Akira Nagatsuma, como ministro da Saúde.

Ontem, se reuniu com Mizuho Fukushima e Shizuka Kamei, líderes do Partido Social Democrata e do Novo Partido Popular, para estabelecer a coalizão que estabelecerá o seu gabinete.

O novo Premiê pretende priorizar as políticas sociais no país e retomar o prestigio do Japão na Ásia e no cenário global. Uma de suas intenções é melhorar e estreitar mais as relações com a China, que, hoje, é a principal parceira comercial do Japão.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, manifestou-se sobre o empenho da China em estreitar as relações com o Japão. “Como importantes vizinhos, os esforços para aprofundar a confiança mútua e a cooperação entre a China e o Japão correspondem aos interesses fundamentais de ambos os países e dos seus povos”, disse Jiabao, numa mensagem de felicitações ao homólogo japonês, Yukio Hatoyama.

Em mensagem ao Primeiro Ministro japonês, Jibao declarou que a “China e Japão [podem] trabalhar juntos para impulsionar novos desenvolvimentos nas suas Estratégicas Relações de Benefícios Mútuos, a partir de uma nova perspectiva histórica”.

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataque jihadista a civis deixa 25 mortos em Burkina Faso

AMÉRICA LATINANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Evo Morales e Rafael Correa fora das eleições na Bolívia e no Equador

NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Repressão à greve de professores aumenta preocupação com repressão na Jordânia

NOTAS ANALÍTICASOrganizações InternacionaisPOLÍTICA INTERNACIONAL

Assembleia Geral da ONU celebra 75ª Sessão em meio à Pandemia

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!