Yukio Hatoyama, líder do Partido Democrata do Japão, foi eleito ontem, dia 16 de setembro, como o nonagésimo terceiro premiê do país. Hatoyama, de 62 anos, tomou posse depois de eleito por 327 dos 480 deputados japoneses, vencendo Masatoshi Wakabayashi, do Partido Liberal Democrático, que recebeu 119 votos.
Antes de prestar juramento ao Imperador, ele havia anunciado os membros da composição de seu governo, contando com Naoto Kan, no Gabinete de Estratégia do Estado, e Akira Nagatsuma, como ministro da Saúde.
Ontem, se reuniu com Mizuho Fukushima e Shizuka Kamei, líderes do Partido Social Democrata e do Novo Partido Popular, para estabelecer a coalizão que estabelecerá o seu gabinete.
O novo Premiê pretende priorizar as políticas sociais no país e retomar o prestigio do Japão na Ásia e no cenário global. Uma de suas intenções é melhorar e estreitar mais as relações com a China, que, hoje, é a principal parceira comercial do Japão.
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, manifestou-se sobre o empenho da China em estreitar as relações com o Japão. “Como importantes vizinhos, os esforços para aprofundar a confiança mútua e a cooperação entre a China e o Japão correspondem aos interesses fundamentais de ambos os países e dos seus povos”, disse Jiabao, numa mensagem de felicitações ao homólogo japonês, Yukio Hatoyama.
Em mensagem ao Primeiro Ministro japonês, Jibao declarou que a “China e Japão [podem] trabalhar juntos para impulsionar novos desenvolvimentos nas suas Estratégicas Relações de Benefícios Mútuos, a partir de uma nova perspectiva histórica”.