fbpx
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALEUROPANOTAS ANALÍTICAS

Portugal atrai investidores da China e de Taiwan/Formosa

Em recuperação econômica, Portugal mantém-se como um dos países lusófonos que vem atraindo investimentos das nações do Oriente. Ele atrai os investidores da China e de Taiwan, com oportunidades que animam os portugueses na busca de melhoras para sua economia.

Nesta semana, uma delegação taiwanesa composta por autoridades e empresários chegou a Portugal com o objetivo de prospectar negócios no campo da tecnologia da informação, das energias renováveis, da biotecnologia e da indústria farmacêutica. Her Jian-gueng, representante do “Centro Econômico e Cultural de Taipei” declarou para a “Agência Lusa”: “Estão também representantes de dois institutos de investigação na área da tecnologia, comunicação e informação (…) já há muito tempo que se pensava em organizar esta delegação e neste momento foram reunidas as condições para que isso fosse possível[1].

A área de meio ambiente e seguros, em especial, também tem atraído empresários da China continental, além da delegação de Formosa. O grupoBeijing Enterprises Waterestá interessado em atuar no fornecimento de água em Portugal, através do programa de privatização da Empresa Geral de Fomento”, onde os asiáticos encontrarão como principais concorrentes a empresa brasileira Odebrecht

Outra empresa portuguesa que está na lista dos chineses é a “Caixa Seguros”. Os chineses estão bastante otimistas com a sua compra e otimistas em apresentar um trabalho exemplar em solo europeu para se expandirem. A China está atenta e já prepara uma entrada em setores energéticos e no setor telefônico português, num momento propício para os negócios, uma vez que muitas das estatais deste país do velho continente estão sendo privatizadas.

Para chineses e taiwaneses, Portugal é uma ótima oportunidade de entrar no mercado europeu e a atual situação econômica do país propicia a compra de diversas empresas regionais, mesmo sofrendo grande concorrência de corporações das Américas.

————————

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.macauhub.com.mo/pt/2013/11/11/empresarios-de-taiwan-em-portugal-em-prospeccao-de-negocios/

————————

Ver também:

http://www.macauhub.com.mo/pt/2013/11/11/investidores-chineses-interessados-no-ambiente-e-seguros-em-portugal/

 

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!