A China tem disputas territoriais com alguns países vizinhos. No sudoeste do país, as ilhas Senkaku são palco de disputas entre Beijing (China continental), Tokyo (Japão) e Taipei (Taiwan / Formosa) e um pouco mais a sul da região, no arquipélago das ilhas Spratleys, os chineses disputam com o Vietnã, os direito sobre a ilha de Yongxing.
As regiões do “Mar do Sul” e do “Mar Meridional” da China são muito disputadas pelos países da região devido a abundância de recursos naturais, desde a pesca até reservas de gás e petróleo.
Além da ilha de Yongxing, as demais ilhas que compõe o “Arquipélago Spratles”, também são disputadas pelas Filipinas, Brunei, Malásia e Taiwan e as negociações sobre estes territórios são tratadas nos Fóruns da “Associação de Nações do Sudeste Asiático” (ANSEA, em português /ASEAN, em inglês).
Devido aos desentendimentos sobre a soberania destas ilhas, o Governo chinês resolveu povoar a região e nesta semana inaugurou a cidade de Sansha. A cidade recém nascida na região do “Mar do Sul da China” é considerada por alguns analistas como uma “Cidade Administrativa” criada com o intuito de ser utilizada apenas como base de projeção de poder e ocupação territorial, defendendo os chineses seus direitos na região. Até o momento, os Governos que disputam este território com a China não se pronunciaram contra a iniciativa, mas este caso é sensível para a estabilidade regional.
———————
Fontes:
Ver:
Ver:
http://portuguese.cri.cn/561/2012/07/24/1s154076.htm
Ver: