fbpx
NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

Prefeito de Manaus irá à Inglaterra para resguardar imagem de cidade amazônica

O diplomata e prefeito de Manaus (Brasil), Artur Virgílio Neto, doPartido da Social Democracia Brasileira” (PSDB), viajará à cidade de Londres (Inglaterra) para defender a imagem da cidade, frente à veiculação de declarações e informações baseadas em juízos de valor, feitas pelo técnico da seleção inglesa de futebol, Roy Hodgson, e apresentadas por jornais locais, como oDaily Mirror[1].

Em 2 de dezembro, segundo o jornal “The Guardian”, Hodgson* declarou, em uma entrevista, antes do sorteio dos grupos da “Copa do Mundo de 2014”, que “Manaus era uma cidade-sede que deveria ser evitada, em função de seu tipo de clima, que poderia ser problemático, sobretudo, para os times do norte Europeu[2].

Logo após as declarações do técnico, o jornal “Daily Mirror” publicou uma matéria**, em 8 de dezembro, na qual alertava os torcedores ingleses que pretendiam ir aos jogos de sua seleção na cidade que além das altas temperaturas registradas na região, os turistas teriam que “lidar com riscos na área que incluem cobras venenosas e tarântulas, estradas mal conservadas e baixos padrões de condução [com referência à infraestrutura viária da localidade]” [tradução nossa][3]. Os jornais “Daily Mail[4] e o “The Telegraph[5] também publicaram matérias semelhantes.

Virgílio Neto pretende convidar representantes daEmbaixada da Inglaterra no Brasilpara conhecer a capital do Amazonas, com o objetivo de estreitar os laços entre manauaras e ingleses. Além disso, durante a viagem à Londres, será realizada uma coletiva de imprensa, com os principais jornais da Inglaterra, no intuito de acabar com as polêmicas.

A “Arena da Amazônia – Vivaldo Lima”, que receberá os jogos das seleções dos Estados Unidos, Portugal, Croácia, Camarões, Honduras, Suíça, Inglaterra e Itália, ainda está em construção, sendo prevista a conclusão de suas obras para este mês, dezembro de 2013, e sua inauguração em janeiro de 2014.

——————-

* Hodgson não foi o primeiro a demonstrar desinteresse pela escolha de Manaus como uma das cidades-sede da Copa de 2014. O alemão Jürgen Klinsmann e o brasileiro, Carlos Alberto Parreira, técnico da seleção dos Estados Unidos e do Brasil, respectivamente, também fizeram declarações sobre a escolha da cidade, com relação ao seu clima e distância frente aos aeroportos de maior tráfego do país.   

——————–

Imagem Manaus” (Fonte):

http://www.sxc.hu/photo/166219

——————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://esportes.terra.com.br/futebol/prefeito-de-manaus-ira-a-inglaterra-para-defender-imagem-da-cidade,cf0bef812bfd2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

[2] Ver:

http://www.theguardian.com/sport/2013/dec/02/england-roy-hodgson-world-cup-draw

[3] Ver:

http://www.mirror.co.uk/sport/football/news/murderous-manaus-england-fans-face-2904159#comments

[4] Ver:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2520197/World-Cup-2013-England-supporters-face-tarantulas-scorpions-snakes-Brazil.html

[5] Ver:

http://www.telegraph.co.uk/sport/football/world-cup/10502769/World-Cup-2014-England-v-Italy-in-Manaus-is-brought-forward-by-three-hours-to-11pm-BST.html

About author

Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política. É assistente de pesquisa do Observatório Político Sul-Americano (OPSA-IESP/UERJ) e Desenvolve atividade de pesquisa no Grupo de Estudos Interdisciplinar de Fronteiras (GEIFRON), da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!