O Presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta segunda feira (dia 3 de junho) na cidade de “São José”, capital da “Costa Rica”. Conforme apontam os observadores, a visita do líder chinês ao país latino-americano reforça os interesses chineses nas Américas e trará benefícios diretos aos costarriquenhos.
Durante a transmissão da “Rádio Internacional da China”[1], especialistas asiáticos comentaram que o estreitamento das relações “China – Costa Rica” vai ajudar os empresários do país a se relacionarem melhor e a terem mais espaço para negociar com as empresas chinesas.Godfrey Tang, presidente da “Chinalatin Network”, realiza consultoria sobre o país latino desde que os dois Estados firmaram relações diplomáticas em 2007 e, com base em informações levantadas durante este período, ele crê que os empresários locais se beneficiarão com a visita oficial de Xi Jinping.
Na região centro-americana, a “Costa Rica” é o único país que tem relações diplomáticas com a China, um fator importante, pois pode ser determinante para atrair seus investimentos. Alguns países da região tem relações oficiais com Taiwan (Formosa), ilha que Beijing afirma ser parte de seu território e está numa de suas principais metas estratégicas, que é finalizar a política de “Uma só China”, fazendo com que todos os países do globo mantenham relações diplomáticas apenas com a “China Continental”.
————————–
Fontes consultadas:
[1] Transmissão disponível em Stream no site:
————————-
Ver também:
http://portuguese.cri.cn/1721/2013/06/03/1s167756.htm
Ver também:
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=656258&tm=7&layout=121&visual=49