fbpx

O Presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta segunda feira (dia 3 de junho) na cidade de “São José”, capital da “Costa Rica”. Conforme apontam os observadores, a visita do líder chinês ao país latino-americano reforça os interesses chineses nas Américas e trará benefícios diretos aos costarriquenhos.

Durante a transmissão da “Rádio Internacional da China[1], especialistas asiáticos comentaram que o estreitamento das relações “China – Costa Rica” vai ajudar os empresários do país a se relacionarem melhor e a terem mais espaço para negociar com as empresas chinesas.Godfrey Tang, presidente da “Chinalatin Network”, realiza consultoria sobre o país latino desde que os dois Estados firmaram relações diplomáticas em 2007 e, com base em informações levantadas durante este período, ele crê que os empresários locais se beneficiarão com a visita oficial de Xi Jinping.

Na região centro-americana, a “Costa Ricaé o único país que tem relações diplomáticas com a China, um fator importante, pois pode ser determinante para atrair seus investimentos. Alguns países da região tem relações oficiais com Taiwan (Formosa), ilha que Beijing afirma ser parte de seu território e está numa de suas principais metas estratégicas, que é finalizar a política de “Uma só China”, fazendo com que todos os países do globo mantenham relações diplomáticas apenas com a “China Continental”.

————————–

Fontes consultadas:

[1] Transmissão disponível em Stream no site:

http://portuguese.cri.cn

————————-

Ver também:

http://portuguese.cri.cn/1721/2013/06/03/1s167756.htm

Ver também:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=656258&tm=7&layout=121&visual=49

Enhanced by Zemanta

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!