2011 é o ano de comemoração do “Aniversário de 100 anos” da “República da China” (Taiwan/Formosa), bem como do centenário da “Revolução de 1911”, que pôs fim ao “Regime Imperial” na China.
Neste momento de comemorações, muitos chineses de ambos os lados do “Estreito de Taiwan”, discutem sobre os temas relacionados a suas relações econômicas e políticas, tendo sido exatamente estes os temas comentados pelo atual presidente da “China Continental”, Hu Jintao, em recentes declarações feitas para os chineses da Ilha.
Durante a cerimônia de comemoração dos 100 anos da “Revolução Chinesa”, Hu pediu a unificação de Taiwan com a “China Continental”. Declarou que Beijing e Taipei devem “curar as feridas do passado e trabalhar juntos para alcançar o rejuvenescimento da grande nação chinesa. (…). Alcançar a reunificação por meios pacíficos melhor serve os interesses fundamentais de todos os chineses, incluindo os compatriotas de Taiwan”*.
Durante seu governo, Hu vem adotando uma linha menos ofensiva em relação aos considerados compatriotas da ilha de Formosa e tem atuado na cooperação econômica, além de outros temas comuns para se aproximar mais dos taiwaneses. Porém, ainda existe em seu discurso os elementos comuns de seus antecessores, o que pode ser observado na seguinte declaração que também foi feita: “Precisamos reforçar a nossa oposição à independência de Taiwan … e promover o intercâmbio e cooperação estreitas entre compatriotas de ambos os lados”*.
A política nos dois lados do “Estreito de Taiwan” ainda é um assunto delicado, mas ambos os Estados cineses têm caminhado para diminuir os atritos políticos, bem como os relativos à “Segurança e Defesa” e trabalhado para cooperar mais em intercâmbios e no comércio.
———————
Fontes:
* Ver: “Taipei Times” (english)
http://www.taipeitimes.com/News/front/archives/2011/10/10/2003515354
* Ver: “Edição especial CRI” (Chinese)
http://big5.cri.cn/gate/big5/gb.cri.cn/news/other/2011xinhai/live.htm
Ver também: “Global Times”
http://www.globaltimes.cn/NEWS/tabid/99/ID/678577/Sun-Yat-sens-revolution-marked.aspx