fbpx
NOTAS ANALÍTICASORIENTE MÉDIOPOLÍTICA INTERNACIONAL

Prisão de suposto espião iraniano por Israel

Israel anunciou no último domingo, 29 de setembro, a prisão de Ali Mansouri, um cidadão belga-iraniano de 55 anos de idade. Mansouri foi detido noAeroporto Ben Gurion”, em “Tel Aviv”, no dia 11 de setembro, pelo “Shin Bet” (“Serviço de Segurança de Israel”), quando tentava embarcar para a Europa.

De acordo com as informações do “Shin Bet”, o prisioneiro tinha em sua posse fotografias da “Embaixada dos EUA em Tel Aviv” e estava a serviço da “Guarda Revolucionária Iraniana[1]. O Irã teria oferecido a Mansouri USD $ 1 milhão em troca dos serviços prestados de obtenção de informação[2].

O serviço de inteligência israelense informou que o suposto espião obteve a cidadania belga e alterou legalmente o seu nome para Alex Mans. Foi com o passaporte da “União Europeia” que ele entrou em Israel, tendo visitado este país por duas vezes antes de ser preso[3]. Ainda segundo o serviço de inteligência, ele pretendia estabelecer relações de negócios com empresários de “Tel Aviv” para servir de disfarce às atividades de espionagem[4].

A notícia foi divulgada pelo “Shin Bet” no momento em que o “Primeiro Ministro de Israel”, Benjamin Netanyahu, viajou aos EUA onde, em encontro com Barack Obama, teve, no topo da agenda, o “Programa Nuclear Iraniano”. Cabe sublinhar que a notícia sobre a prisão do iraniano tem gerado desconfiança por parte de alguns comentaristas israelenses, na medida em que o fato veio à tona nas vésperas da reunião dos dignitários israelense e norte-americano [5] e logo depois de o Presidente iraniano, Hassan Rouhani, ter acenado com a possibilidade de reaproximação com os EUA.

O “Shin Bet” evitou comentários a respeito do questionamento da agência de notícias Reuters, quando perguntou se a prisão de Mansouri foi influenciada pela visita de Benjamin Netanyahu aos EUA[6]. Independentemente das especulações, espera-se que seja possível o retorno das negociações sobre a questão nuclear do Irã, de modo a prevalecer a justiça e a imparcialidade pelo bem de Israel, do Irã e da comunidade internacional.

——————–

Imagem (Fonte):

http://voiceofrussia.com/2013_09_30/What-information-alleged-Iranian-spy-Ali-Mansouri-was-gathering-in-Israel-8762/

——————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.reuters.com/article/2013/09/30/us-israel-iran-spy-idUSBRE98T0DO20130930

[2] Ver:

http://www.jpost.com/Defense/Shin-Bet-arrests-Iranian-spy-sent-to-Israel-by-Revolutionary-Guard-327362

[3] Ver:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/israel-diz-ter-capturado-espiao-iraniano-com-fotos-da-embaixada-dos-eua-1.html

[4] Ver:

http://www.euronews.com/2013/09/30/israel-holds-iranian-suspected-of-spying-for-tehran/

[5] Ver:

http://www.reuters.com/article/2013/09/30/us-israel-iran-spy-idUSBRE98T0DO2013093

[6] Ver:

http://www.reuters.com/article/2013/09/30/us-israel-iran-spy-idUSBRE98T0DO20130930

           

About author

Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (1999), com revalidação pela Universidade de Évora (2007), e mestrado em Sociologia (Poder e Sistemas Políticos) pela Universidade de Évora (2010). É doutoranda em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (Universidade de Évora). É professora da Faculdade São Braz (Curitiba), pesquisadora especialista do CEFi – Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), e pareceirista do CEIRI Newspaper (São Paulo).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!