ESPORTENOTAS ANALÍTICAS

Projeto Social conecta Flamengo, Comunidade, ONU e Governo do Catar

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Clube de Regatas do Flamengo e o Comitê Supremo para Entregas e Legado do Governo do Catar promoveram no dia 17 de junho (2019), na Gávea, Rio de Janeiro/RJ, um evento chamado Futebol para o Desenvolvimento. Este encontro, que reuniu aproximadamente 40 jovens de comunidades carentes e jogadores lendários do futebol, teve como principal objetivo apresentar os projetos de educação e empoderamento da juventude por meio do esporte.

Em parceria com a ONG Generation Amazing*, meninos e meninas das comunidades do Vidigal, Cidade de Deus e do Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande) jogaram junto com os ídolos Andrade e Evaristo de Macedo. Além destas celebridades, estavam presentes Gustavo Fernandes, vice-presidente do Fla-Gávea, o CEO Reinaldo Belotti, o sérvio Bora Milutinovic, e Mushtaq Al Waeli, chefe da General Amazing e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022, além de outros representantes da ONG e do UNODC.

Logo da UNODC

Nívio Nascimento, coordenador de prevenção de crimes e segurança pública da UNODC, declarou: “Somos uma agência da ONU e trabalhamos com diversos temas ligados ao combate da violência. Desde 2015, com o financiamento do governo do Catar, estamos promovendo o programa ‘Vamos Nessa’, que tem o objetivo de prevenir por meio dos esportes através de jogos lúdicos, dos quais os jovens tiram lições e conclusões através dessas atividades. Eles criaram esse programa, o ‘Generation Amazing’, com o objetivo de transformar a vida desses jovens através do futebol e dessas metodologias. É um grande prazer estar no maior clube do Brasil”.

Muito além do jogo, o projeto, executado com pioneirismo no Brasil desde 2017, visa transformar a vida dos envolvidos. Desde a primeira edição, cerca de 1.200 meninos e meninas, entre 13 e 17 anos de idade, das cidades do Rio de Janeiro/RJ e de Brasília/DF, foram beneficiados pela iniciativa, que capacitou 114 treinadores e professores para implementar a metodologia do “Vamos Nessa” em seus ambientes esportivos.

Treinador e embaixador da metodologia, o ganês Abdul Azeez Sulaiman disse estar impressionado com a atmosfera e o clima dos brasileiros. Reiterou, em entrevista, que “o objetivo do trabalho é mostrar a importância do futebol no crescimento das comunidades, mudando realidades desses lugares que precisam de apoio, trazendo pessoas de diferentes áreas para estarem juntas. Passamos liderança e confiança para as crianças”.

———————————————————————————————–

Nota:

* O programa Generation Amazing, é uma iniciativa de legado humano e social, lançada durante a candidatura do Catar para sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2022. O projeto usa o poder do esporte para impactar positivamente os jovens e criar desenvolvimento social sustentável nas comunidades selecionadas. O programa já beneficiou mais de 250 mil pessoas em sete países do Oriente Médio e Ásia – Catar, Nepal, Paquistão, Jordânia, Líbano, Filipinas e Índia. Até 2022, o objetivo é alcançar 1 milhão de jovens.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Aliança trisetorial reforça a relevância internacional do esporte para educação e cultura”(Fonte): https://www.anf.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Aula-na-Nova-Aurora-696×380.jpg

Imagem 2 Logo da UNODC” (Fonte): https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2014/10/unodc1-150×150.png

About author

Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela Business School São Paulo (BSP), Bacharel em Relações Internacionais no Centro Universitário Fundação Santo André - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. Bolsista pelo CNPq em 2009 com o projeto de iniciação científica "A Soberania Nacional em face dos Tratados Bilaterais: A Questão do Tratado de Itaipu". Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração, direito, democracia, segurança e negociação internacional. Em sua carreira, conquistou o cargo de Gerente de Negócios Internacionais. Está em contato com o comércio exterior, aprofundando seu conhecimento e focando suas habilidades para os procedimentos de importação. Já participou de diversas feiras internacionais, representando sua empresa, tendo a função de estreitar o relacionamento com fornecedores, investidores e clientes estrangeiros, além de trabalhar a marca da empresa e conquistar distribuições em diferentes continentes.
Related posts
ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataques a capacetes azuis no Mali

ECONOMIA INTERNACIONALEURÁSIANOTAS ANALÍTICAS

Rússia apresenta reservas financeiras maiores que saldos devedores

ÁSIAEURÁSIANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Rússia compete com China por influência no Sudeste Asiático

AGÊNCIAS DE COOPERAÇÃOCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

ONU HABITAT estimula a gestão dos resíduos nas cidades

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by