O primeiro-ministro russo, Wladimir Putin, encontrou-se nesta semana com o premiê chinês, Wen Jiabao, em Beijing, capital da China. No encontro, que foi o décimo sexto ocorrido entre Primeiros-Ministros de ambos os países, discutiram-se as relações sino-russas nos temas econômicos e políticos.
Nestes últimos meses, chineses e russos estiveram juntos em decisões importantes, como no veto às Sanções contra a Síria no “Conselho de Segurança das Nações Unidas” (CS da ONU), e pretendem manter suas relações fortalecidas para assuntos bilaterais e globais. Para Putin, ambos os países mantêm suas relações políticas e culturais avançadas e agora o trabalho será na cooperação em temas estratégicos e econômicos.
A visita da autoridade russa teve como um dos principais temas os investimentos nos campos energéticos, como de petróleo e gás. Ressalte-se que, de acordo com Wen Jiabao, “Os dois lados devem implementar os grandes projetos que acordaram, enquanto vão acomodando as preocupações uns dos outros, do ponto de vista estratégico e de uma perspectiva de longo prazo”*.
Espera-se, grandes Acordos de investimentos nestes setores, pois a Rússia também é um país que detém grande potencial na área. Em 2009, a gigante de gás e petróleo russa, Gazprom, e a “China National Petroleum Company”, acertaram um Acordo que previa o envio de até 70 bilhões de metros cúbicos de gás russo para a China e este é um dos feitos que se espera repetir.
Deve-se ressaltar ainda que, desde 1996, os dois países mantém este tipo de encontro focado em discutir suas relações em prol do desenvolvimento mútuo.
—————
Fontes:
* Ver: “Global Times”
http://www.globaltimes.cn/NEWS/tabid/99/ID/678945/Gas-deal-with-China-near-final-stage-Putin.aspx
Ver também: “Xinhua”
http://spanish.news.cn/china/2011-10/11/c_131185487.htm
Ver também: “CRI”