fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Putin encontra-se com Jiabao na China

O primeiro-ministro russo, Wladimir Putin, encontrou-se nesta semana com o premiê chinês, Wen Jiabao, em Beijing, capital da China. No encontro, que foi o décimo sexto ocorrido entre Primeiros-Ministros de ambos os países, discutiram-se as relações sino-russas nos temas econômicos e políticos.

 

Nestes últimos meses, chineses e russos estiveram juntos em decisões importantes, como no veto às Sanções contra a Síria no “Conselho de Segurança das Nações Unidas” (CS da ONU), e pretendem manter suas relações fortalecidas para assuntos bilaterais e globais. Para Putin, ambos os países mantêm suas relações políticas e culturais avançadas e agora o trabalho será na cooperação em temas estratégicos e econômicos.

A visita da autoridade russa teve como um dos principais temas os investimentos nos campos energéticos, como de petróleo e gás. Ressalte-se que, de acordo com Wen Jiabao, “Os dois lados devem implementar os grandes projetos que acordaram, enquanto vão acomodando as preocupações uns dos outros, do ponto de vista estratégico e de uma perspectiva de longo prazo”*.

Espera-se, grandes Acordos de investimentos nestes setores, pois a Rússia também é um país que detém grande potencial na área. Em 2009, a gigante de gás e petróleo russa, Gazprom, e a “China National Petroleum Company”, acertaram um Acordo que previa o envio de até 70 bilhões de metros cúbicos de gás russo para a China e este é um dos feitos que se espera repetir.

Deve-se ressaltar ainda que, desde 1996, os dois países mantém este tipo de encontro focado em discutir suas relações em prol do desenvolvimento mútuo.

—————

Fontes:

* Ver: “Global Times

http://www.globaltimes.cn/NEWS/tabid/99/ID/678945/Gas-deal-with-China-near-final-stage-Putin.aspx

Ver também: “Xinhua

http://spanish.news.cn/china/2011-10/11/c_131185487.htm

Ver também: “CRI

http://portuguese.cri.cn/561/2011/10/11/1s141068.htm

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!