ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Reforço nas trocas econômicas e ligação de portos entre Moçambique e Quênia

O Presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, visitou Moçambique e encontrou-se com seu homólogo moçambicano Filipe Nyusi para dialogar sobre os futuros do Acordo de Livre Comércio do continente africano e a ampliação da cooperação bilateral, voltada para o âmbito econômico. Kenyatta salientou que ambos países possuem proximidades históricas e compartilham valores democráticos, e tal fator aproxima os Estados.

Mapa do Quênia

Neste contexto de reforço no processo de cooperação, o encontro dos Chefes de Estado culminou em acordos sobre a supressão de vistos para passaportes ordinários e a intenção de aumentar o número de voos ligando as capitais, visando ampliar as trocas entre os países, principalmente as comerciais.

No âmbito infra-estrutural, antes da visita oficial do Presidente queniano, foi lançado o plano de ligar os Portos de Beira e Mombaça, situados respectivamente no centro de Moçambique e no sul do Quênia. Tal projeto busca reforçar e simplificar as trocas econômicas. Os detalhes sobre a forma com que se dará a ligação ainda não foram apresentados, porém os Ministros de Negócios Estrangeiros de ambos Estados já se reuniram para definir as bases da cooperação.

Mapa de Moçambique

Monica Kathina Juma, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quênia, anunciou que existe um real intento de aprofundar os processos e diálogos já estabelecidos com Moçambique. Por sua vez, o Ministro moçambicano, José Pacheco, salientou que outras áreas serão contempladas pelo estreitamento da parceira bilateral.

Cabe destacar que o esforço para a ampliação e modernização da infraestrutura moçambicana é definida como um pilar importante na captação de investimentos por parte do Governo moçambicano. Haja vista a tendência de crescimento da atividade nos portos marítimos do país durante o primeiro semestre de 2017, em consequência, isto representou um estímulo à busca pelo aprimoramento e ampliação desta atividade portuária em 2018. 

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta (à esquerda), e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi (à direita)” (Fonte):

http://www.presidencia.gov.mz/var/ezdemo_site/storage/images/media/images/foto-1/42705-1-por-MZ/Foto-1_campaign.jpg

Imagem 2 Mapa do Quênia” (Fonte):

https://www.suapesquisa.com/uploads/site/mapa_do_quenia.gif

Imagem 3Mapa de Moçambique” (Fonte):

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/33/Mo%C3%A7ambique_mapa.gif

About author

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Dentre as áreas de interesse encontram-se Cooperação Técnica Internacional e Segurança Internacional. Como colaboradora do CEIRI Newspaper escreve sobre o continente africano, mas especificamente os países de língua portuguesa.
Related posts
COOPERAÇÃO INTERNACIONALFÓRUNS INTERNACIONAISNOTAS ANALÍTICAS

ONU anuncia Aniversário de 25 Anos da Declaração de Beijing em 2020: O Ano da Igualdade para as Mulheres

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Sarampo causou a morte de mais de 140 mil pessoas em 2018

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Tribunal considera ilegal a taxa cobrada pelo Governo britânico para a cidadania de crianças nascidas no país

Direito InternacionalNOTAS ANALÍTICAS

Estados se reúnem em conferência em Abu Dhabi sobre corrupção

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!
Powered by