O Presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, visitou Moçambique e encontrou-se com seu homólogo moçambicano Filipe Nyusi para dialogar sobre os futuros do Acordo de Livre Comércio do continente africano e a ampliação da cooperação bilateral, voltada para o âmbito econômico. Kenyatta salientou que ambos países possuem proximidades históricas e compartilham valores democráticos, e tal fator aproxima os Estados.
Neste contexto de reforço no processo de cooperação, o encontro dos Chefes de Estado culminou em acordos sobre a supressão de vistos para passaportes ordinários e a intenção de aumentar o número de voos ligando as capitais, visando ampliar as trocas entre os países, principalmente as comerciais.
No âmbito infra-estrutural, antes da visita oficial do Presidente queniano, foi lançado o plano de ligar os Portos de Beira e Mombaça, situados respectivamente no centro de Moçambique e no sul do Quênia. Tal projeto busca reforçar e simplificar as trocas econômicas. Os detalhes sobre a forma com que se dará a ligação ainda não foram apresentados, porém os Ministros de Negócios Estrangeiros de ambos Estados já se reuniram para definir as bases da cooperação.
Monica Kathina Juma, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional do Quênia, anunciou que existe um real intento de aprofundar os processos e diálogos já estabelecidos com Moçambique. Por sua vez, o Ministro moçambicano, José Pacheco, salientou que outras áreas serão contempladas pelo estreitamento da parceira bilateral.
Cabe destacar que o esforço para a ampliação e modernização da infraestrutura moçambicana é definida como um pilar importante na captação de investimentos por parte do Governo moçambicano. Haja vista a tendência de crescimento da atividade nos portos marítimos do país durante o primeiro semestre de 2017, em consequência, isto representou um estímulo à busca pelo aprimoramento e ampliação desta atividade portuária em 2018.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta (à esquerda), e o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi (à direita)” (Fonte):
Imagem 2 “Mapa do Quênia” (Fonte):
https://www.suapesquisa.com/uploads/site/mapa_do_quenia.gif
Imagem 3 “Mapa de Moçambique” (Fonte):
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/33/Mo%C3%A7ambique_mapa.gif