[:pt]
A reforma das empresas estatais na China é um dos aspectos mais importantes para a transformação estrutural da economia do país, conforme delineado no Décimo Terceiro Plano Quinquenal, correspondendo ao período entre 2016 a 2020. Entre os principais aspectos desta reforma, é enfatizada a necessidade de exportar a sobrecapacidade produtiva de setores ligados à construção civil e à infraestrutura, além da modernização de vários segmentos.
A reestruturação estratégica das empresas estatais deverá focar em cinco setores: energia nuclear; tecnologia aeroespacial; indústria naval; indústria de defesa; e ferrovias de alta velocidade. As reformas e fusões começaram neste ano (2016), visando eliminar empresas que tenham funções semelhantes e estimular a competitividade internacional do país.
Conforme Relatório apresentado por Xiao Yaqing, Presidente da Comissão de Supervisão e Administração dos Ativos Estatais (SASAC) da China, no dia 29 de junho de 2016, o investimento estrangeiro das empresas estatais chinesas corresponde a 60% dos investimentos estrangeiros diretos do país, razão pela qual a reestruturação das estatais é um dos temas centrais para o modelo de desenvolvimento e projeção internacional chinês.
Em um aspecto mais amplo, a ação está ligada à iniciativa da Nova Rota da Seda, projeto que compreende uma rota terrestre, passando pela Ásia Central, pelo Oriente Médio, pela Rússia e chegando até a Europa. A rota terrestre é complementada pela rota marítima, que liga os portos chineses no sudeste asiático com países da costa da África, passando pelo Oceano Índico, pelo Canal de Suez e chegando até o Mediterrâneo.
Este vasto plano de integração econômica é baseado, sobretudo, na construção de infraestrutura de transportes e energia, englobando em torno de 65 países, compreendendo aproximadamente 62% da população global e 30% do PIB mundial. Atualmente, 900 projetos estão em negociação, com valores que chegam ao montante de US$ 890 bilhões.
———————————————————————————————–
Imagem (Fonte):
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/One_Belt_One_Road.png?uselang=pt-br
[:]