fbpx
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Rei Albert II abdica ao trono da Bélgica

O Rei Albert II abdicou ao trono belga durante a última terça-feira, 3 de julho, em favor do seu filho mais velho, o príncipe Philippe. Após 20 anos de reinado e com crescentes suspeitas de que iria abdicar ao trono, Albert II fez um pronunciamento em rede nacional para toda o país confirmando os pressentimentos.

O atual Rei então terminará seu reinado no dia 21 de julho de 2013, o dia nacional da Bélgica, data na qual o príncipe Philippe irá assumir o trono e se tornar o novoRei da Bélgica”.

Nas palavras do próprio Rei Albert II: “Eu constato que a minha idade e a minha saúde não me permitem mais exercer minha função como eu gostaria[1], confirmando suspeitas do próprio jornal belga “Le Soir” que havia dito em 2012 que o Rei já pensava em abdicar devido à sua idade avançada.

Especialistas acreditavam em uma possível crise política no país, visto que o Rei possui um importante papel de mediador tanto quando um novo primeiro-ministro deve formar um governo na Bélgica, ou quando o país enfrenta algum impasse político. No entanto os próprios partidos políticos belgas já concordaram em alguns pontos, dentre eles preservar esse papel do futuro Rei como árbitro dos impasses políticos[2].

Os partidos belgas divergem no que tange as demais competências do Rei e a própria maneira como a instituição monárquica se encontra atualmente. O partido da região de Flandres*, “Open Vlamsen Liberalen en Democraten” (Partido dos Liberais e Democratas Flamengos – VLD), por exemplo, acredita que o novo Rei deve perder o poder de sancionar leis, e isso deve ficar a cargo do presidente da Câmara de Representantes[2].

Especialistas confirmam que Albert II se mostrou inúmeras vezes um hábil negociador sempre que as regiões belgas de Flandres e Valônia discordaram. E, ainda que muitos se mostrem incertos com o reinado do futuro Rei Philippe e da monarquia belga, Albert II conclui que “Philippe e Mathile tem toda a minha confiança (…) a instituição real deve evoluir junto com o seu tempo. É para mim uma sorte poder consagrar uma importante parte da minha vida ao país (…) o fim do meu reinado não significa que nossos caminhos se separam[1]

————————

* Na Bélgica cada região possui partidos políticos próprios.

————————

Imagem O futuro Rei Philippe e seu pai o Rei Albert II” (Fonte):

http://www.lesoir.be/sites/default/files/imagecache/475×317/2013/07/03/582088004_B97694834Z.1_20130703161916_000_GJ7VRGFQ.1-0.jpg

————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.lesoir.be/274208/article/actualite/belgique/2013-07-03/roi-abdique-minute-par-minute

[2] Ver:

http://www.lesoir.be/276724/article/actualite/belgique/2013-07-07/une-majorite-des-partis-defend-role-du-roi-lors-formation-du-gouvernement

Enhanced by Zemanta

About author

Mestre em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Louvain e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Estagiou durante um ano na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia onde atuou na área de promoção do Comércio Exterior do Estado do Pará e, ao mesmo tempo, trabalhou como voluntario no GADE, grupo interessado em promover o voluntariado no Estado do Pará. Sempre interessado por integração europeia, realizou pesquisas envolvendo temáticas sobre a Política Agrícola Comum Europeia e sua relação com o livre-comércio e também sobre a evolução do Mercado Único e do setor de serviços da União Europeia. Morou seis meses em Varsóvia onde foi estudante Erasmus na Warsaw School of Economics.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!