O Rei Albert II abdicou ao trono belga durante a última terça-feira, 3 de julho, em favor do seu filho mais velho, o príncipe Philippe. Após 20 anos de reinado e com crescentes suspeitas de que iria abdicar ao trono, Albert II fez um pronunciamento em rede nacional para toda o país confirmando os pressentimentos.
O atual Rei então terminará seu reinado no dia 21 de julho de 2013, o dia nacional da Bélgica, data na qual o príncipe Philippe irá assumir o trono e se tornar o novo “Rei da Bélgica”.
Nas palavras do próprio Rei Albert II: “Eu constato que a minha idade e a minha saúde não me permitem mais exercer minha função como eu gostaria”[1], confirmando suspeitas do próprio jornal belga “Le Soir” que havia dito em 2012 que o Rei já pensava em abdicar devido à sua idade avançada.
Especialistas acreditavam em uma possível crise política no país, visto que o Rei possui um importante papel de mediador tanto quando um novo primeiro-ministro deve formar um governo na Bélgica, ou quando o país enfrenta algum impasse político. No entanto os próprios partidos políticos belgas já concordaram em alguns pontos, dentre eles preservar esse papel do futuro Rei como árbitro dos impasses políticos[2].
Os partidos belgas divergem no que tange as demais competências do Rei e a própria maneira como a instituição monárquica se encontra atualmente. O partido da região de Flandres*, “Open Vlamsen Liberalen en Democraten” (Partido dos Liberais e Democratas Flamengos – VLD), por exemplo, acredita que o novo Rei deve perder o poder de sancionar leis, e isso deve ficar a cargo do presidente da Câmara de Representantes[2].
Especialistas confirmam que Albert II se mostrou inúmeras vezes um hábil negociador sempre que as regiões belgas de Flandres e Valônia discordaram. E, ainda que muitos se mostrem incertos com o reinado do futuro Rei Philippe e da monarquia belga, Albert II conclui que “Philippe e Mathile tem toda a minha confiança (…) a instituição real deve evoluir junto com o seu tempo. É para mim uma sorte poder consagrar uma importante parte da minha vida ao país (…) o fim do meu reinado não significa que nossos caminhos se separam”[1].
————————
* Na Bélgica cada região possui partidos políticos próprios.
————————
Imagem “O futuro Rei Philippe e seu pai o Rei Albert II” (Fonte):
————————
Fontes Consultadas:
[1] Ver:
http://www.lesoir.be/274208/
[2] Ver: