Nesta semana, o Governo da “Republica Popular da China” (RPC) voltou suas atenções para as relações internas e celebrou os bons frutos entre a Administração da “China Continental” (capital, Beijing) com suas “Regiões de Administração Especial” (RAE) e com a “República da China” (RC).
Neste final de semana, o presidente chinês, Hu Jintao, se deslocou para Hong Kong (HK), para a celebração dos 15 anos de seu retorno à China (“China Continental”, ou RPC). As relações entre Beijing, HK e Macau mantêm-se positivas e, pela estabilidade econômica destas duas RAE, para o Governo central chinês a prioridade será investir na economia e aumentar ainda mais a abertura de ambas para o exterior.
A “República da China” (Taiwan, ou Formosa), embora não tenha relações diplomáticas com Beijing, também mantém boas relações com a parte continental, graças as suas relações comerciais impulsionadas pelo “Acordo de Livre Comércio” (ECFA) selado entre ambos.
O saldo superior a 270 milhões de dólares na “balança comercial Taipei-Beijing” agrada as autoridades continentais, que observam a economia como a principal ferramenta para manter o diálogo saudável com todas regiões fora de sua administração.
A RPC mantém seu objetivo de fomentar o comércio entre suas regiões, melhorar o consumo interno e, neste momento de instabilidade econômica global, o melhor caminho tem sido o de relacionamento econômico interno.
————-
Fontes:
Ver:
http://spanish.mofcom.gov.cn/aarticle/reportajeexterior/201206/20120608202921.html
Assistir Video: