De acordo com informações publicadas no site “RT”*, a “Russian Railways” e a “Agência Federal Russa de Energia Atômica” estão determinadas a criar um trem movido à energia nuclear que deverá carregar um total de 11 vagões.
A comunidade científica da Rússia recebeu a notícia com expectativa, mas o custo estimado de construção é ainda desconhecido e não se sabe se a ideia realmente sairá do papel. Os responsáveis pelo projeto afirmam que a parte inicial de seu desenvolvimento vai servir apenas como uma experiência científica.
Se concretizado, o Trem será considerado um dos primeiros veículos terrestres usando energia nuclear em seus funcionamento. Outro exemplo foi o “Ford Nucleon”**, um carro lançado em 1958 que materializava a ideia de um veículo movido por um pequeno reator nuclear que fazia funcionar um motor a vapor, de forma similar aos submarinos ou porta-aviões nucleares.
A notícia deixou vários setores da sociedade preocupados com relação à segurança de um veículo terrestre nuclear, no entanto, analistas indicam que o uso correto dessa fonte de energia é seguro, limpo e acessível, sendo uma alternativa considerável para a mitigação do aquecimento global.
————————————————
Fonte Consultada:
* Ver:
http://www.rt.com/news/sci-tech/revolutionary-locomotive-russia-atomic/
** Ver: