fbpx
ECONOMIA INTERNACIONALEUROPANOTAS ANALÍTICAS

Rússia suspende Acordo de Livre Comércio com a Ucrânia

Nesta semana (na quarta-feira, 16 de dezembro), o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, assinou um Decreto suspendendo um Acordo de Zona Livre para o comércio com a Ucrânia. Tal suspensão deverá ser aplicada a partir de 1º de janeiro de 2016

Este Acordo de Livre Comércio estava em vigor desde 2011, permitindo a ambos países comercializarem produtos de qualquer tipo e quantidade, sem tributação, graças à participação da Ucrânia como membro da Comunidade de Estados Independentes (CEI, ou Commonwealth of Independent States / CIS, na sigla em inglês).

Segundo a declaração exposta no site governamental, a suspensão do pacto foi desencadeada por “circunstâncias excepcionais que afetam os interesses e segurança econômica da Rússia, exigindo uma ação imediata”, mas é possível entender que a suspensão do pacto foi desencadeada como uma reação direta ao recente acordo entre Ucrânia e a União Europeia, que também trata de uma Zona de Livre Comércio e, segundo expectativas, mudará a perspectiva do consumo drasticamente na vida dos ucranianos. Esse Tratado entrará em vigor no primeiro dia de janeiro em 2016, o que, para os russos, impossibilitaria a permanência da Ucrânia na CIS.

Analistas observam que essa intensificação do distanciamento é reflexo das mudanças políticas que vive a Ucrânia no seu cenário de crise política e negociação da guerra civil, mostrando que os movimentos pró-união europeia tiveram vitória na luta por mudança no alinhamento político estratégico do país.

———————————————————————————————-

Imagem (Fonte):

http://cits.uga.edu/uploads/1540compass/1540images/_compass750/cismap.png

About author

Pósgraduado em Ciência Política (IUPERJ) e Bacharel em Relações Internacionais (UCAM). Experiência profissional em Representação Comercial e atualmente Gerente de Projetos e Novos Negócios na Prefeitura do Rio de Janeiro. No CEIRI Newspaper escreve no grupo Europa desde março de 2013, em que desenvolve publicações com ênfase na Política Externa Russa.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!