fbpx
EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Silvio Berlusconi pretende concorrer ao “Parlamento Europeu” pela Estônia

De acordo com o jornal italiano “Il Messaggero”, o ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, estaria considerando concorrer às próximas eleições do Parlamento Europeu como candidato da Estônia. Citada pelo jornal como uma “ideia maluca”, esta possível sobrevida para sua carreira política tem recebido bastante apoio de pessoas próximas a ele.

Tal idéia surgiu devido a uma Lei italiana, chamada “Legge Severino”, que proíbe de concorrer a eleições na Itália qualquer pessoa que foi condenada a mais de dois anos de cárcere. Como Berlusconi foi condenado no ultimo dia 1o de agosto  a mais de quatro anos de prisão por fraude fiscal, este estaria impossibilitado de disputar qualquer cargo político em seu país[1].

O caso de Berlusconi ainda é mais complicado, pois ele, que atualmente é Senador pela Itália, corre o risco de perder o cargo por causa da mesma acusação, mas graças a outra Lei  italiana aprovada durante o governo do antigo primeiro-ministro Mario Monti. A única saída para escapar de suas condenações e poder se utilizar novamente de uma imunidade política seria então se elegendo por outro país membro da União Europeia[2].

A Estônia surgiria como possibilidade mais próxima, pois um amigo de Berlusconi, o rico empresário italiano Ernesto Preatoni, possui sua base de influência neste país báltico. Conhecido na Estônia por vender imóveis turísticos na Itália e no Egito, Preatoni é extremamente influente junto do governo deste país e seria aparentemente simples para este conseguir com que Berlusconi entre nas listas para as eleições do Parlamento Europeu[2].

Especialistas apontam que a volta de Silvio Berlusconi para a cena política europeia poderia causar no mínimo um mal estar, visto que se eleger para o Parlamento Europeu para usufruir da imunidade ligada ao cargo causaria inúmeras críticas e, no mínimo, aumentaria as chances de se discutir tal lei europeia.

————————

Imagem O ex-primeiro ministro da Itália Silvio Berlusconi” (Fonte):
http://www.tunisia-live.net/wp-content/uploads/2011/11/silvio-berlusconi.jpg

————————

Fontes Consultadas:

[1] Ver:

http://www.ilmessaggero.it/PRIMOPIANO/POLITICA/berlusconi_candidato_europee_estonia/notizie/325727.shtml
[2] Ver:

http://www.euractiv.com/eu-elections-2014/berlusconi-eyes-mep-seat-estonia-news-530527

Enhanced by Zemanta

About author

Mestre em Estudos Europeus pela Universidade Católica de Louvain e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Estagiou durante um ano na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia onde atuou na área de promoção do Comércio Exterior do Estado do Pará e, ao mesmo tempo, trabalhou como voluntario no GADE, grupo interessado em promover o voluntariado no Estado do Pará. Sempre interessado por integração europeia, realizou pesquisas envolvendo temáticas sobre a Política Agrícola Comum Europeia e sua relação com o livre-comércio e também sobre a evolução do Mercado Único e do setor de serviços da União Europeia. Morou seis meses em Varsóvia onde foi estudante Erasmus na Warsaw School of Economics.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!