No dia 11 de junho, o coordenador do “Gabinete de Relações Internacionais” (GRI) de Bagé (Rio Grande do Sul – Brasil), Glécio Rodrigues, se reuniu com representante de “Cerro Largo” (Uruguai) Sérgio Arancet, para analisar as bases do projeto de “Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul”.
De acordo com Rodrigues, citado em um jornal local* a parceria tem como objetivo principal a valorização do patrimônio cultural e fronteiriço. “Vamos ceder para a cidade de Melo – Uruguai toda a nossa experiência patrimonial. Primeiramente, será realizado um levantamento do patrimônio deles, para que possamos fazer um inventário. A restauração será o próximo passo. O projeto pode ter verba de até US$200.000,00”*, completou.
Conforme Arancet, Melo e Bagé constituem a mesma comunidade histórica. “Queremos resgatar nosso patrimônio histórico e manter vivo toda a simbologia que representam essas construções”*, declarou.
A “Cooperação Sul-Sul” vem ganhando forte projeção nos últimos anos. Nesse contexto, a “Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República do Brasil” (SAF/SRI/PR) e a “Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores” (ABC/MRE) lançaram o “Programa de Projetos de Cooperação Internacional Descentralizada Sul-Sul”** com o objetivo principal de estimular os Estados e Municípios brasileiros a desenvolverem projetos de cooperação técnica com base em experiências bem sucedidas em diversas áreas.
——————————-
Fontes Consultadas:
* Ver:
http://www.bage.rs.gov.br/noticias_visualiza.php?id=1248
** Ver: