Após as eleições locais do último final de semana na República da China (ROC) / Taiwan, quando o partido Kuomintang (KTM) sofreu uma derrota em massa, uma série de membros pediu demissão de seus cargos. Com isso, o Partido do atual presidente Ma Ying-jeou sofre uma das maiores crises de sua história.
Ma permanece como presidente de Taiwan, mas pediu afastamento do cargo de Presidente do partido. Além dele, o primeiro-ministro Jiang Yi-hua e praticamente todos os membros de sua comissão também pediram demissão. Todos, no entanto, manterão suas atividades até que sejam colocadas nos cargos pessoas capacitadas para exercê-los.
A derrota do KMT foi vista como um voto de censura, algo que já era previsto, pois, conforme apontam vários analistas, não receberam a devida atenção por parte dos correligionários do Kuomintang alguns fatos que deveriam ter sido considerados importantes na instauração de uma crise interna no partido e no país. Dentre eles pode-se destacar: que, nas últimas eleições presidenciais, Ma obteve mais votos na região norte de Formosa, região mais moderna e com maior abertura para as nações estrangeiras; o visibilidade de seu lado mais conservador; as pequenas falhas administrativas e a aproximação com Beijing.
Na China Continental, Fan Liqing, porta-voz do Gabinete de Assuntos sobre Taiwan do Conselho de Estado da China, apresentou uma postura neutra e espera manter ativo os avanços ocorridos nas relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan. Embora aparente estar tranquilo, o Governo chinês deverá reestruturar suas estratégias para a pequena ilha taiwanesa, depois desta derrota do KMT.
Nos próximos anos, o presidente Ma Ying-jeou deverá renovar seu planejamento interno, buscando restaurar uma popularidade positiva e tratar com mais firmeza e transparência os assuntos externos ligados a disputas territoriais, principalmente os associados à China e ao Japão. Embora ainda leve 2 anos para as próximas Eleições Presidenciais, o Governo atual está abalado e tem grande chance de perder sua hegemonia nas urnas.
—————————————————————————
Imagem (Fonte):
wikipedia
—————————————————————————
Fontes Consultadas:
Ver “Want China Times”:
http://www.wantchinatimes.com/UploadFiles/Century%20of%20Struggle,%20a%20Democratic%20Taiwan.pdf
Ver “CRI”:
http://portuguese.cri.cn/1721/2014/12/02/1s192661.htm
Ver “DN Globo”:
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4270520