As regiões pesqueiras no sudeste asiático, onde existem disputas territoriais entre países como Filipinas, China, Taiwan (Formosa), entre outros, permanecem como importante motivo de desentendimentos diplomáticos na região.
No último final de semana, Taiwan enviou um ultimato para o Governo filipino devido a incidentes envolvendo pescadores de seu país na região de fronteira. Pescadores taiwaneses que exercem atividades no mar ao sul da ilha de Formosa foram mortos e os principais suspeitos são filipinos, que tem embarcações que patrulham a região.
Ainda não foram confirmados os reais culpados pelas mortes, mas o governo de Taiwan reforçou a patrulha na região enviando novos navios de suas forças de autodefesa. Ao mesmo tempo em que há uma mobilização das seguranças nacionais, a “China Continental” anunciou a criação de sua primeira “Força Aérea de Porta Aviões”, ressaltando-se que esta embarcação deverá circular pela costa chinesa durante exercícios de treinamento, inclusive em regiões onde haja contenciosos por territórios.
A instabilidade na região do sudeste asiático devido as disputas territoriais persiste sem que se consiga um consenso entre os países envolvidos, mesmo com a existências de Fóruns e espaços de diálogo para buscar pontos de convergência, tais como as disputa abertas no fórum do ASEAN, onde as negociações parecem não evoluir. Por enquanto, as nações locais permanecem em suas posturas voltadas para o aumento das respectivas seguranças e para consecução de seus interesses nacionais.
———————
Fontes consultadas:
Ver:
http://english.rti.org.tw/newsinfo.aspx?tid=677E5461A4A39B3F
Ver:
http://portuguese.cri.cn/561/2013/05/13/1s166660.htm
Ver: