fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Timor-Leste atrai interesses das grandes nações Asiáticas

Os campos para exploração de petróleo no Timor-Leste estão atraindo interessados da China, do Japão e da Coréia do Sul para investirem na exploração de Petróleo e Gás.

 

Já há alguns contatos iniciais, não só com companhias chinesas, como com companhias sul-coreanas e o Japão também está interessado”*, disse o ministro timorense da “Economia e Desenvolvimento”, João Gonçalves, em entrevista a “Macauhub”.

O país ainda não assinou Acordos com nenhum país ou empresas para explorar essas fontes de energia no mar territorial do Timor-Leste, porém, ele tem fortes laços com a China que pode ser um ponto diferencial em momentos de decisão.

Em junho deste ano, o primeiro-ministro chines, Wen Jiabao, esteve em contato com autoridades timorenses, além do próprio Gonçalves e assinou “Acordos de CooperaçãoChina – Timo-Leste’”.

Na ocasião, Beijing havia firmado um Acordo de ajuda aos países de língua portuguesa, incluindo o Timor, que se beneficiou com um auxílio na obtenção de crédito, investimentos chineses em obras de infra estrutura e facilidades nas transações comerciais, resultando em um crescimento de 80% do comércio entre os dois países, comparando aos anos de 2010 e 2009.

————————–

Fonte: “Macau Hub

http://www.macauhub.com.mo/pt/2011/10/21/empresas-da-china-japao-e-coreia-do-sul-interessadas-na-exploracao-de-petroleo-e-gas-em-timor-leste/

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!