fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Timor-Leste em disputa com multinacionais petrolíferas

O Governo do Timor-Leste anunciou nesta semana que está com varias ações judiciais contra empresas multinacionais da área petrolífera. Um dos principais objetivos destas ações é recuperar os valores de impostos atrasados. Em “Comunicado Oficial”, citado pelo jornal “Hoje Macau”, o Governo declarou que o Timor-Leste está envolvido “numa acção (sic) legal contra várias multinacionais petrolíferas, incluindo a Conoco-Phillips, visando recuperar verbas substanciais (…), em conformidade com obrigações legais resultantes dos contratos de produção relativos à Área de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto”*.

 

Muitos casos de Acordos entre o Governo timorense com empresas petrolífera focavam a exploração de fontes de energia no “Mar do Timor”. Parte das receitas pertenceriam ao país para investir em “Projetos de Desenvolvimento” e Infra-Estrutura, noutros casos as próprias empresas desempenhariam algum papel para contribuir com o desenvolvimento local. Um dos principais, é o “Acordo de Desenvolvimento Petrolífero Conjunto com Sidney”, que prevê 90% das receitas para Timor-Leste e 10% para a Austrália.

O problema agora está nas mãos de Pierre-Richard Prosper, Advogado e ex-embaixador dos “Estados Unidos”, que foi contratado pelo Governo timorense para resolver o caso em benefício do país asiático.

—————————-

Fonte:

* Ver:

http://hojemacau.com.mo/?p=36428

 

About author

Bacharel em Relações Internacionais (2009) e técnico em Negociações Internacionais (2007) pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua na área de Política Econômica com foco nos países do sudeste e leste asiático, sendo referência em questões relacionadas a China. É membro da Júnior Chamber International Brasil-China, promovendo as relações sócio-culturais sino-brasileiras em São Paulo e Articulista da Revista da Câmara de Comércio BRICS. Também atuou como Consultor de Câmbio no Grupo Confidence. Atualmente trabalha como repórter fotográfico.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!