fbpx
ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Tropas francesas matam civil no Mali

No dia 1o de setembro de 2020, um civil foi morto e dois feridos a cerca de 50 km da cidade de Gao, região marcada por conflitos no norte do Mali. Segundo o Comandante do Exército da França, responsável pela operação no país, os militares no local realizaram gestos para que o ônibus que se aproximava em alta velocidade da unidade parasse. No entanto, o ônibus não desacelerou e nem freou. Em seguida, tiros de advertência foram dados no chão, mas que acabaram sendo ricocheteados no para-brisa, machucando três pessoas.

A vítima gravemente ferida foi evacuada de helicóptero para o hospital da Força Barkhane em Gao, porém, não resistiu. Além disso, o Comandante declarou que a apuração dos eventos está sendo realizada e expressou suas condolências à família do falecido. Em contrapartida, o diretor da empresa de ônibus, Abdoulaye Haidara, relatou que o motorista não ouviu os tiros de advertência e negou ter se recusado a parar.

Tropas francesas em Bamako

A França já desdobrou mais de 5.000 militares para a Operação Barkhane na região do Sahel, englobando 5 países: Mali, Burkina Faso, Níger, Mauritânia e Chade. O objetivo é que os Estados parceiros adquiram a capacidade de prover sua segurança de forma autônoma, principalmente face ao terrorismo.

Tropas francesas no sul do Mali

O Mali vem lidando com problemas de instabilidade desde 2012, com o golpe de estado. No dia 18 de agosto de 2020 uma situação similar ocorreu, levando o Presidente a ser deposto. Atualmente, o Chefe de Estado é o coronel Assimi Goita, líder do Comitê Nacional para a Salvação do Povo (CNSP). Vale ressaltar que o mesmo já participou de operações contra-ataques jihadistas em Bamako, em 2015. Para mais informações, acesse.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1Tropas francesas em operação na cidade de Gao” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Sahel#/media/Ficheiro:Soldats_français_à_Gao.PNG

Imagem 2Tropas francesas em Bamako” (Fonte):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_do_Mali#/media/Ficheiro:French_troops_in_Bamako.PNG

Imagem 3Tropas francesas no sul do Mali” (Fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Barkhane#/media/File:Opération_Barkhane.jpg

About author

Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário IBMR - Laureate International Universities. Pesquisadora na mesma instituição pelo Núcleo de Pesquisa Maria Rabello Mendes (NUPREM) e coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ). Realizou cursos em instituições notáveis como Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), Curso de Coordenação Civil-Militar do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Curso de Geopolítica na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), entre outros. Realizou artigo para a conclusão da graduação sobre a relação entre a liderança e legitimidade da atuação brasileira em Operações de Paz e seus efeitos diplomáticos no Conselho de Segurança da ONU. Ressalta-se também o artigo realizado sobre o Relatório Santos Cruz apresentado na Escola Superior de Guerra - 2018 e o artigo sobre as Operações de Paz da ONU e OTAN através da visão Comparativa do Direito Internacional aceito pela Academia Brasileira de Direito Internacional - 2019 e apresentado durante seu evento anual.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!