ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALEuropaNOTAS ANALÍTICAS

UE e África lançarão o novo “Plano de Ação para 2014-2020”

De acordo com o anúncio da “Agência Lusa[1], a “União Europeia” poderá destinar 28 bilhões de euros para a cooperação com África entre 2014-2020.

O projeto de “Declaração Final” da “Cimeira UE-África 2014[2] indica que no “Plano de Ação para 2014-2020” o valor médio anual da cooperação europeia para a África poderá ser de 4 bilhões de euros, acrescido ainda das verbas que cada país destina individualmente à “Cooperação Bilateral” com o continente africano.

Podemos destacar também nesse projeto da “Cimeira UE-África” o comprometimento dos países europeus em apoiar o reforço das capacidades militares das forças africanas para responderem com maior rapidez às crises.

Os líderes assumem ainda o compromisso de lutar contra o terrorismo internacional; o crime organizado, incluindo os tráficos de seres humanos, de recursos naturais e o tráfico de drogas; bem como contra a proliferação de armas de destruição em massa.

O meio ambiente também está sendo destaque na Cimeira. Os dois continentes manifestaram a intenção de adotar, em Paris, em 2015, um acordo guiado pelos princípios da “Convenção da ONU sobre as Alterações Climáticas”.

Para o período 2014-2017, as linhas prioritárias da “Parceria Estratégica” serão a paz e segurança; a democracia; a boa governança e os direitos humanos; o desenvolvimento humano; o desenvolvimento inclusivo e sustentável; o crescimento e integração continental e os assuntos globais relevantes.

A Cimeira termina hoje, 3 de abril. Nela será realizado um balanço da cooperação em curso e futura nos diversos domínios da “Estratégia Conjunta”. Também deverá ser aprovado um Documento que concretiza os moldes da cooperação UE-África para os próximos 3 anos.

——————————————–

Imagem:

http://eeas.europa.eu/top_stories/2014/190214_eu-africa_summit_en.htm

——————————————–

[1] Ver:

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3792186&seccao=Europa

[2] Ver:

http://www.european-council.europa.eu/eu-africa-summit-2014?lang=pt

[3] Ver:

http://www.european-council.europa.eu/eu-africa-summit-2014/eu-africa-relations?tab=In-a-nutshell&lang=en

——————————————–

Ver Também:

http://www.consilium.europa.eu/uedocs/cms_data/librairie/PDF/QC3111092ENC.pdf

About author

Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Relações Internacionais, jornalista e Especialista em Cooperação Internacional. Atualmente é CEO do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI) e Editora-Chefe do CEIRI NEWSPAPER. Vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais da área dos Direitos Humanos. Já palestrou em várias cidades e órgãos de governo do Brasil e do Mundo sobre temas relacionados a profissionalização da área de Relações Internacionais, Paradiplomacia, Migrações, Tráfico de Seres Humanos e Tráfico de órgãos. Trabalhou na Coordenadoria de Convênios Internacionais da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo e na Assessoria Técnica para Assuntos Internacionais da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de SP. Atuou como Diretora Executiva Adjunta e Presidente do Comitê de Coordenação Internacional da Brazil, Russia, India, China, Sounth Africa Chamber for Promotion an Economic Development (BRICS-PED).
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!