fbpx
ÁfricaCOOPERAÇÃO INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

“Universidade Sul-Africana” sediará simulação de disputa no âmbito da OMC

A “Universidade de Witwatersrand”, situada na “África do Sul”, foi selecionada para receber a edição “2013-2014 da ELSA Moot Court Competition on WTO Law, a qual se caracteriza por ser uma audiência simulada da “Organização do Sistema Mundial do Comércio” (OMC), com o objetivo de solucionar controvérsias fictícias e lidar com questões de “Direito do Comércio Internacional”. Este evento existe há 11 anos e foi criado pela “Associação de Direito dos Estudantes Europeus” (ELSA, na sigla em inglês).

O evento é aberto a estudantes de Direito de todo o globo, os quais são divididos em equipes relacionadas aRondas Regionais”: América, Ásia-Pacífico, Europa e África. Os alunos mais destacados de cada setor serão qualificados para a Rodada Oralfinal, a ser realizada entre maio-junho de cada ano, na sede da OMC, em Genebra (Suíça).

Esta será a primeira vez que a África receberá o evento, que é visto por diversos estudiosos como algo extremamente positivo, pois estimulará futuros empreendimentos e estudos em universidades africanas, paralelamente aos frutos a serem colhidos por todo o continente na medida em que seus países, crescentemente, tornarem-se Estados-Partes da Organização.

A escolha da África foi proposital, haja vista que a OMC, dentre vários de seus objetivos, tem de promover estudos em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, de modo a auxiliá-los, além do fato de, pela primeira vez, ter-se a região africana envolvida no trabalho. Ademais, a Organização providenciará ajuda de custo para a Universidade promover a simulação.

Estudiosos vêem tal medida como um meio de aproximar países e operadores do Direito não só da Organização Mundial do Comércio”, como do continente africano, os quais têm adquirido relevância crescente nos últimos anos.

——————–

Imagem (Fonte):

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/c/c6/EMC2_Logo.png

——————–

Fontes consultadas:

Ver:

http://www.wto.org/english/news_e/news13_e/ddg_30aug13_e.htm

Ver:

http://www.elsamootcourt.org/

Enhanced by Zemanta

About author

Advogado (Unicuritiba). Pós-Graduado pela mesma instituição, em Direito Internacional. Realizou curso de aperfeiçoamento em Negócios Internacionais ("International Trade") no Holmes Institute, em Melbourne (Austrália). Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atual membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!