fbpx
NOTAS ANALÍTICAS

Violência sexual contra populações refugiadas e deslocadas

Os Governos do Reino Unido e da Somália irão organizar uma conferência internacional sobre a Somália no dia 07 de maio, no Reino UnidoA organização humanitária Human Rights Watch investigou e documentou estupros e violências sexuais em conflitos armados na “República Democrática do Congo”, Colômbia, Somália, Iraque, “Serra Leoa”, Kosovo, “Costa do Marfim”, Guiné e Haiti[1].

Uma refugiada somali descreve a situação de quem, como ela, vive em campos para refugiados, nos quais a água, os alimentos, a segurança ou qualquer direito humano não pode ser assegurado de fato. Ela afirmou que “Eles não se preocupam conosco, eles não nos socorrem quando as mulheres estão chorando por ajuda[2]. Seu desabafo se refere a quem controla o acampamento para deslocados internos em Mogadíscio, a capital da Somália.

De acordo com diversas organizações humanitárias e observadores que vivem nos campos locais, as vozes da Somália vindas de deslocados internos e refugiados foram regularmente ignoradas e muitas vezes silenciadas[2].

Nesse contexto em que se faz imprescindível ouvir essa população e ainda não foi apresentada uma solução política, destaca-se que haverá uma Conferência em Londres, no dia 7 de maio de 2013. Os principais debates previstos são: a reforma dos setores de segurança e justiça, incluindo a polícia, e o combate da violência sexual.

O sucesso desta agenda e do futuro da reconstrução da Somália, por exemplo, será em parte medido pela forma como essas reformas contribuirão para a população refugiada e deslocada[3].

————————————–

Imagem Os Governos do Reino Unido e da Somália irão organizar uma conferência internacional sobre a Somália no dia 07 de maio, no Reino Unido. A conferência tem como objetivo buscar apoio internacional para o Governo da Somália para reconstrução do país após duas décadas de conflito”. (Fonte):

https://www.gov.uk/government/topical-events/somalia-conference-2013

————————————–

Fontes consultadas:

[1] Ver:

http://www.hrw.org/news/2013/04/09/its-not-just-about-sexual-violence

[2] Ver:

http://www.opendemocracy.net/jamie-vernaelde-laetitia-bader/somalias-displaced-reform-test

[3] Ver:

http://somaliamediamonitoring.org/april-12-2013-daily-monitoring-report/

About author

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2010). Desde a graduação, desenvolve pesquisas relacionadas aos direitos humanos e aos refugiados. Entre 2011 e 2012, na Universidade de São Paulo (USP), focou seus estudos na questão dos refugiados palestinos e as problemáticas históricas e culturais que perpassam o conflito Israel versus Palestina.
Related posts
ÁSIAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Fundo Monetário Internacional estima crescimento da economia chinesa em quase 2%, contrariando tendência mundial

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Conselho Europeu se reúne para tratar de ação conjunta europeia para combater a COVID-19

NOTAS ANALÍTICASPARADIPLOMACIA

As cidades mais caras da América Latina

NOTAS ANALÍTICASPOLÍTICAS PÚBLICASSAÚDE

Resposta à COVID-19 nas Américas pode sofrer transformação a partir de novos testes rápidos

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Olá!