Fundada em 1920, em Moscou, capital da União Soviética à época, a Vkhutemas (acrônimo russo para Vysshiye Khudojestvenno-Tekhnicheskiye Masterskiye – Escola Superior de Arte e Técnica) foi uma escola artística e tecnológica estatal russa que sucedeu à uma série de escolas de arte, por Decreto do então Presidente do Conselho do Comissariado do Povo da União Soviética, Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin.

Fachada do prédio da Vkhutemas

O objetivo da instituição era preparar artistas com a mais alta qualificação para a indústria da construção, além de formar construtores e gestores para atuar no ensino técnico-profissional, tendo grande importância influenciadora em outras instituições de ensino artístico como a famosa escola alemã Bauhaus, onde, em paralelo, formaram os primeiros artistas-designers especialistas em formas modernas.

Como instituição provinda da iniciativa do Estado, tinha como princípio unificar a tradição artesanal com a tecnologia contemporânea, com um curso elementar que incidia princípios estéticos, aulas de teoria da cor, design industrial e arquitetura e, com isso, estruturar uma modificação na maneira de pensar o fazer artístico, seguindo os ideais e conceitos de liberdade propostos pela revolução de outubro de 1917. Era considerada como um centro de experimentações, defendendo o uso da arte como instrumento educativo e de transformação social.

Em seu modelo de escola de artes e ofícios – que se distanciava dos processos distintos das chamadas “belas-artes” – a aprendizagem estava diretamente vinculada ao que consideravam ser a invenção de um mundo novo, de uma sociedade diferente. Suas novas práticas pedagógicas se equilibravam entre atitude estética e postura política e visavam democratizar o ensino, combater o analfabetismo e promover a emancipação feminina, formando, entre 1920 e 1921, mais de 30 mulheres arquitetas, como Lidia Komárova, que assinou o projeto do Komintern*, e influenciaria, anos mais tarde, artistas norte-americanos como Frank Lloyd Wright, o qual tinha em suas obras expostas em 1959, no Museu Guggenheim, em Nova York, o inconfundível legado da artista russa.

Slogan da Vkhutemas

A escola Vkhutemas funcionou até 1930, quando o regime stalinista*** começou a deixar de lado o espírito revolucionário e ganhar um caráter mais autoritário, colocando um ponto final em iniciativas autônomas no meio artístico. Após seu fechamento abrupto, a maior parte dos registros históricos e ações desenvolvidas pela instituição foram destruídos ou se perderam.

Agora, São Paulo tem a possibilidade de sediar, até o dia 30 de setembro de 2018, uma mostra histórica** com recriações dos maiores artistas experimentais da vanguarda soviética provenientes da Vkhutemas, como Maliévich, Ródtchenko, Tátlin, El Lissítzki, Lidia Komárova, Liubov Popova e Várvara Stepánova. São 75 os mestres reunidos nesta exposição, entre designers e arquitetos ligados a correntes artísticas que firmaram a abstração e o construtivismo no mundo ocidental.

———————————————————————————————–

Notas:

* A Internacional Comunista ou Komintern, ou também conhecida como Terceira Internacional (1919-1943), foi uma organização internacional fundada por Vladimir Lenin em março de 1919, para reunir os partidos comunistas de diferentes países. Tinha como propósito, conforme seus primeiros estatutos, lutar pela superação do capitalismo, o estabelecimento da ditadura do proletariado e da República Internacional dos Sovietes, a completa abolição das classes e a realização do socialismo, como uma transição para a sociedade comunista, com a completa abolição do Estado e para isso se utilizando de todos os meios disponíveis, inclusive armados, para derrubar a burguesia internacional.

** Exposição “Vkhutemas: O futuro em construção (1918 – 2018)”.

*** Stalinismo foi um regime totalitário de governo liderado por Josef Stálin, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre 1924 e 1953.

———————————————————————————————–

Fontes das Imagens:

Imagem 1 Logotipo Exposição ‘Vkhutemas: O futuro em construção (1918 – 2018)” (Fonte):

https://www.sescsp.org.br/files/programacao/bf5da65f/1eee/4313/b08c/e3056beae5b1.jpg

Imagem 2 Fachada do prédio da Vkhutemas” (Fonte):

https://thecharnelhouse.org/wp-content/uploads/2015/09/building-of-the-1st-sgkhm-vkhutemas-vkhutein-asi-mai-in-rozhdestvenka-street-former-building-of-the-stroganov-school-new-workshops-reproduction-from-the-vkhutemas-newspaper-1920.jpg

Imagem 3 Slogan da Vkhutemas” (Fonte):

https://i.pinimg.com/originals/1e/6a/2c/1e6a2cc4fde5ededa039891d6ea3c5a1.jpg

About author

Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário da Fundação Santo André (CUFSA) e pós-graduado em Economia pela FEA-USP (MBA). Habilitado em Iniciação Científica em Defesa, pela Escola Superior de Guerra (ESG-RJ), e Especialista em Docência no Ensino Superior (SENAC). Atuou durante 7 anos como educador no Projeto Formare da Fundação Iochpe, ministrando aulas sobre Ética, Sociedade, Política e Democracia. Atualmente, é pós-graduando em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Tem grande interesse nas áreas de Geopolítica, Relações Internacionais e Economia Política Internacional
Related posts
NOTAS ANALÍTICASTecnologia

Laboratório da Samsung na Rússia na vanguarda dos “deepfake”

EUROPANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Extinction Rebellion toma conta das ruas de Londres, em protesto pelo clima

AMÉRICA LATINAECONOMIA INTERNACIONALNOTAS ANALÍTICAS

Peru sedia concurso mundial de azeite de oliva

ÁFRICANOTAS ANALÍTICASPOLÍTICA INTERNACIONAL

Ataques a capacetes azuis no Mali

Receba nossa Newsletter

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá!
Powered by