Os protestos organizados pela oposição ao governo do presidente Mnangagwa, corridos no dia 16 de agosto de 2019, foram suspensos na cidade de Harare, no Zimbabwe. O Movimento para a Mudança Democrática (MDC)* comunicou a decisão por não conseguir contornar o banimento dos protestos, deliberado pela polícia no dia anterior. O MDC tentou recorrer ao Supremo Tribunal, que manteve a posição da polícia.

O segundo vice-presidente do MDC, Tendai Biti, citado pela agência Reuters , disse que “a Constituição garante o direito à manifestação… Contudo, esse regime fascista negou e proibiu esse direito à população do Zimbábue”. Apesar disso, manteve os protestos que já haviam sido planejados para a próxima semana.
As Forças Policiais alegaram que havia evidências de que as manifestações seriam violentas. Os protestos têm como principal reivindicação a ação governamental em relação à economia. Apesar da suspensão do protesto em Harare pelo MDC, após o julgamento, algumas pessoas já se encontravam reunidas cantando músicas que condenam a brutalidade policial. Logo mais, foram dispersadas mediante gás lacrimogêneo pela ação policial.
Rupert Colville, o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em Genebra, disse que há uma grande preocupação com a situação socioeconômica do país e pediu ao Governo que encontrasse maneiras de se engajar com sua população sobre suas queixas “legítimas” em relação à economia.
———————————————————————————————–
Nota:
* O Movimento para a Mudança Democrática (MDC) é um partido político fundado em fevereiro de 1999 no Zimbabwe, e está sob a liderança de Morgan Tsvangirai. Atua em oposição ao partido da União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU–PF, do inglês “Zimbabwe African National Union – Patriotic Front”), fundado por Robert Mugabe e liderado por Emmerson Mnangagwa, que, atualmente, ocupa a Presidência do país.
———————————————————————————————–
Fontes das Imagens:
Imagem 1 “Bandeira do Movimento para a Mudança Democrática do Zimbábue” (Fonte): https://en.wikipedia.org/wiki/Movement_for_Democratic_Change_(1999–2005)#/media/File:Flag_of_the_Movement_for_Democratic_Change.svg
Imagem 2 “Tendai Biti” (Fonte): https://en.wikipedia.org/wiki/Tendai_Biti